Internacional Titulo
Iraquianos comemoram aniversário de Saddam Hussein
Do Diário do Grande ABC
28/04/2000 | 11:57
Compartilhar notícia


Milhares de iraquianos festejam nesta sexta-feira o aniversário de Saddam Hussein com cantos, festas e um desfile militar, mas o chefe de Estado nao esteve presente na comemoraçao de seus 63 anos.

Na praça principal de Takrit, cidade natal do presidente, 170 km ao Norte de Bagdá, o número dois do regime iraquiano, Ezzat Ibrahim, vice-presidente do Conselho do Comando da Revoluçao, cortou um enorme bolo em forma de flor enquanto tocavam a tradicional ``Parabéns pra você'.

Ibrahim desejou ``longa vida ao dirigente' no poder no Iraque há 21 anos e expressou seu desejo de que ``esta ocasiao marque o começo das vitórias contra nossos inimigos'.

O gabinete iraquiano e os dirigentes do Partido Baath também estavam presentes, acompanhados por diplomatas estrangeiros e diversas personalidades.

No entanto, o homenageado nao apareceu e nem a imprensa oficial indicou onde previa passar o dia de seu aniversário.

No ano passado Saddam também nao apareceu na celebraçao oficial e passou a data num local secreto, na companhia de escolares iraquianos, enquanto a grande festa foi realizada em Saddam Thar Thar, 130 km ao Norte de Bagdá.

Na festa desta sexta-feira, os populares exibiam fotos do aniversariante e proclamaram Saddam como o ``melhor dirigente para o melhor povo'.

O governador de Salaheddin, Tarek Al Hazzah, entregou ao número dois do regime um presente para o chefe de Estado: a foto do presidente beijando a pedra negra de Kaaba em Meca, o principal lugar santo do Isla.

Saddam Hussein nasceu em 28 de abril de 1937 na cidade de Owja, perto de Takrit. Começou a festejar oficialmente seu aniversário antes de iniciar o embargo internacional contra o Iraque, em 1990, mas desde entao os festejos adquiriram maiores pompas.

Cerimônias alusivas ao aniversário também foram organizadas na capital e no interior do país. Desde quinta-feira, a televisao e a rádio oficiais transmitem programas sobre a vida do presidente. Todos os jornais dedicam seus editoriais a Sadam, que exerce os seguintes cargos no país: secretário-geral do Partido Baath, presidente do Conselho do Comando da Revoluçao, chefe de Estado, primeiro-ministro e comandante do Exército.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;