Automóveis Titulo
Conheça a história da motocicleta
Do Diário do Grande ABC
04/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A Editora Alaúde amplia a linha de automobilismo e mobilidade com o livro "Motocicleta" (R$ 75), sobre a evolução das máquinas que conquistaram o mundo. Com 272 páginas e 600 fotos, a obra foi escrita pelo ex-piloto, comentarista, motojornalista e motociclista Fausto Macieira. O prefácio é do ex-piloto Alexandre Barros.

Macieira inicia contando a história da invenção da roda que, alinhada com o objetivo de locomoção, deu origem à bicicleta, que teve sua transformação estrutural para chegar ao ciclomotor e, depois, à motocicleta. Também fala sobre a conquista da América, corridas e competições, a primeira Harley-Davidson, de 1903, e sua evolução no tempo, as máquinas no período de guerra e pós-guerra, o incentivo europeu para sua fabricação em massa, as gangues.

Um grande marco na história foi a invasão japonesa no mercado: Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki: o autor retrata particularidades e conquistas de cada marca no cenário nacional e internacional.

O Brasil, por ter grandes dimensões, clima favorável e precariedade dos meios de transporte, é um imenso mercado potencial para o motociclismo. Fausto Macieira conta sobre as fábricas que se instalaram no Brasil, apresenta números de crescimento, seus modelos e mecânicas, além de curiosidades e destaques de cada época.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;