Política Titulo Mauá
PRB confirma apoio a Donisete e mira vice

Sigla é oficializada na Secretaria de Esportes em Mauá; prefeito aguarda PDT e PSDC para 2016

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
07/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa


O presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, confirmou que o partido apoiará o projeto de reeleição do prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), no pleito de 2016. Oficializada ontem no comando da Secretaria de Esportes – Erisson Miranda será o responsável pela Pasta –, a legenda agora mira o posto de vice do petista.

Donisete, que também empossou Marcelo Saranti (PT) à frente de Serviços Urbanos, até que tentou não dar conotação partidária à ida da legenda ao primeiro escalão, destacando que a parceria com o PRB não era eleitoral, mas de “composição de governo” para “políticas públicas”.

O dirigente do partido, porém, não mediu palavras para declarar união com os petistas para a eleição do próximo ano. “Evidentemente que questões de eleição só vão ser definidas no ano que vem, mas se o prefeito for candidato à reeleição, nós o apoiaremos. Isso não é uma sinalização, é um fato”, declarou Pereira, que compareceu ao ato de posse dos novos secretários, realizada ontem, no Paço.

A um ano da eleição municipal, o futuro arco de alianças de Donisete já conta com o PSB, que também pleiteia a vaga de número dois da chapa petista. O chefe do Executivo também está com conversas avançadas com o PSDC, do vereador Professor Betinho. A sigla se reuniu ontem com a cúpula do petismo e deve voltar a se encontrar com o prefeito na próxima semana para bater o martelo no apoio à sua reeleição. Fontes ouvidas pelo Diário relataram que o partido não condicionou apoio a Donisete à abertura de vaga no primeiro escalão – a legenda era cotada para assumir a Secretaria de Administração, hoje gerenciada interinamente por servidor técnico da Pasta.

Em processo de formação de alianças e de possíveis coligações para o pleito de 2016, Donisete tem ampliado o espaço de aliados no governo. A saída do vereador Rogério Santana (sem partido) do comando de Serviços Urbanos – também deixou o PT – abriu caminho para que o chefe do Executivo fizesse minirreforma no seu secretariado. As alterações deverão ser concluídas nas próximas duas semanas.

Nos bastidores, é dada como certa a ida do vereador Paulo Suares (PT) para a superintendência da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá), em substituição a Alessandro Baumgartner. O acordo será fechado quando o atual dirigente da autarquia voltar de férias. Também estão na mira das trocas as Pastas de Desenvolvimento Econômico, de Trabalho e Renda – que ficará com o PDT – e a de Mobilidade Urbana. 

‘Em Santo André, estamos abertos à negociação’

O PRB de Santo André pode apoiar qualquer um dos prováveis candidatos ao Paço. Esse foi o cenário constatado pelo presidente nacional do partido, Marcos Pereira. O dirigente afirmou que a cidade, hoje administrada por Carlos Grana (PT), é a única do Grande ABC onde o partido não definiu qual caminho seguir na eleição de 2016.

“Estamos totalmente abertos lá (a negociar com os prováveis candidatos ao Paço andreense)”, revelou o dirigente. Atualmente, o presidente da Câmara, Ronaldo de Castro (PRB) – único vereador do partido no município –, se autodenomina independente, embora vote favorável aos projetos do Executivo.

Integrantes do arco de alianças ao prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), na eleição de 2012 e à frente da Secretaria de Comunicação da gestão petista até dois meses atrás, os republicanos já anunciaram que vão aderir à candidatura de oposição do deputado federal Alex Manente (PPS) à sucessão municipal.

Pereira confirmou que, em São Caetano, o partido – que não elegeu parlamentar na cidade no pleito passado – vai pedir votos ao prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), que disputará a reeleição. Em Diadema, o vereador Vaguinho do Conselho (PRB) garante que concorrerá ao Parque do Paço. 

Já em Ribeirão Pires e em Rio Grande da Serra, a legenda apostará nas candidaturas do ex-prefeito Luiz Carlos Grecco (1977-1982 e 1989-1992) e de Danilo Cedan, respectivamente.</CW>[08.ASSINA_PE]<TL>




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;