Política Titulo Em discussão
Sem Bonome, PMDB fica na mira de Grana e Aidan

Prefeito e antecessor focam aliança com peemedebistas; sigla defende nome na chapa majoritária

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
03/11/2015 | 07:09
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Com a migração de domicílio eleitoral do ex-prefeiturável Nilson Bonome de Santo André para São Caetano, o PMDB andreense coloca em discussão possível aliança com o atual prefeito Carlos Grana (PT) e também com o antecessor Aidan Ravin (PSB, 2009-2012). Ambos pré-candidatos ao Paço no ano que vem miram firmar coligação com o partido, que, apesar da saída de seu dirigente, então presidente do diretório municipal, continua dando as cartas nas articulações da legenda na cidade, mantendo discurso de lançar postulante à Prefeitura ou nome a vice na corrida eleitoral.

Grana sustentou que, independentemente da decisão de Bonome, já havia sinalizado interesse de estreitar relações com o PMDB, parceiro do PT no âmbito nacional. Segundo o petista, da parte da administração nada muda no cenário ao citar que mantém conversa com o ex-prefeiturável, com quem concorreu no páreo de 2012, hoje secretário de Governo de Paulo Pinheiro (PMDB), em São Caetano. “Gostaria de contar com o partido. O vereador (Sargento) Juliano está na nossa base, isso é ponto positivo. Tínhamos muito diálogo e continuamos tendo. Queremos coalizão grande.”

O PMDB está hoje na bancada de sustentação do Paço, mas a sigla não tem participação ampla na gestão do PT – sem cargos no alto escalão. Parlamentar cobiçado na coligação, Juliano obteve 8.551 votos no último pleito local.

Diante deste panorama, Aidan, por sua vez, aposta em compensação eleitoral por conta de apoio do PSB ao governo do PMDB em São Caetano. Dentro da proposta, o ex-prefeito considera que teve aproximação nas tratativas. “Houve avanço, que levou o PSB para o Paulo Pinheiro. Existe contrapartida de conversar aqui. A conversa ficou bem adiantada.” Presidente do PSB municipal, Donay Neto reafirmou que há “intercâmbio” para montar essa engenharia. “Nos deixaram essa predisposição de alinhamento dentro da perspectiva de contar com o PMDB. Na minha avaliação será positiva.”

Quem comanda, atualmente, o PMDB local é Leandro Baldan, nome da confiança de Bonome. O ex-prefeiturável sustentou que existe compromisso de projeto forte em solo andreense. Para ele, a definição do plano sairá ainda neste ano. “Garanto que o partido terá candidato a prefeito ou a vice. Seja de quadros atuais ou que aderirem ao projeto.”

Sobrinho do prefeito Celso Daniel (morto em 2002), Rafael Daniel retornou às fileiras do PMDB e desponta como alternativa a cumprir essa proposta interna. Ele foi candidato a vereador em 2008 e vice na chapa de Bonome em 2012. Outro nome cotado é o do ex-parlamentar Gilberto do Primavera.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;