Setecidades Titulo Meio ambiente
São Caetano amplia ação de reciclagem

Projeto de professores conta agora com quatro pontos de coleta de resíduos eletrônicos

Yago Delbuoni
Especial para o Diário
01/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Projeto de reciclagem de resíduos eletrônicos promovido por professor de São Caetano ganhou mais três pontos de coleta na cidade. Agora, além da Emefm (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio) Arquiteto Oscar Niemeyer, na Avenida Paraíso, 600, bairro Oswaldo Cruz, é possível deixar os itens na Eme (Escola Municipal de Ensino) Professor Vicente Bastos, na Rua Humberto de Campos, 550, bairro São José, e em dois pontos do bairro Santo Antônio: na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Bartolomeu Bueno da Silva, na Rua Maranhão, 22, e no Centro Digital, na Avenida Goiás, 950.

Na escola em que o projeto teve início, desde o dia 3 de julho foram recolhidos 866,44 quilos de materiais eletrônicos. Segundo o professor de Matemática e um dos responsáveis pela iniciativa Armando Pereira, isso representa economia de 372 mil litros de água utilizada na produção, além de impedir a emissão de cerca de 5 toneladas de gás carbônico e a geração de 187 toneladas de resíduos sólidos. Pereira disse que é importante que a população seja informada sobre o projeto. “Se souberem dos impactos do descarte incorreto desses materiais, todos participarão da ação.”

Outra responsável é a professora de Química Clarice Navarro Barros. Ela mencionou que o descarte apropriado gera benefícios. “Deixamos de extrair recursos da natureza. Além disso, colocar esses resíduos em local correto evita a contaminação por materiais que são tóxicos.”

Clarice destacou a evolução da iniciativa. “Saímos de uma mostra cultural para atividade que envolve a conscientização da comunidade, provocando no entorno da escola a preocupação com o meio ambiente.”

A coordenadora pedagógica do Ensino Médio da Vicente Bastos, Shirley Marques Rodrigues Padovan, destacou a palestra da empresa Loop Logística Reversa, responsável por coletar e destinar os equipamentos doados por alunos e comunidade à reciclagem. “Foram explicados os impactos nocivos de se jogar equipamentos eletrônicos no lixo comum. E não se fala muito no assunto.”

Shirley comentou que a destinação correta de equipamentos eletrônicos é o grande desafio desta geração. “No meu momento de escola, a preocupação era reflorestar. Na geração seguinte, o foco era a água. E hoje temos os resíduos eletrônicos. Os jovens já nasceram com escassez de água e florestas e precisamos fixar na cabeça dos alunos a importância ambiental da destinação correta dos aparelhos que carregamos todos os dias nos bolsos e mantemos em casa.”

Uma das alunas que pretendem participar é Camila Monreal Martins, 16 anos. Ela é estudante do 2º ano do Ensino Médio e reservou aparelhos para levar ao ponto de coleta: um celular, uma batedeira, uma CPU e um monitor. A aluna destaca a colaboração com o meio ambiente. “Todos usamos recursos naturais, às vezes em excesso. Com esse ponto, sinto que posso ajudar a poupar recursos.”

Outro aluno que vai participar é Leonardo Silva, 17, do 1º ano do Ensino Médio. Ele disse que a palestra o ajudou a entender que é necessário dar destino adequado aos eletrônicos. “Até então não sabia o mal que poderia causar (a destinação incorreta). Agora estamos cientes das consequências de não colocar o material eletrônico em lugar correto.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;