Economia Titulo
Saiba como evitar gafes
em festas de fim de ano
Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
29/11/2010 | 07:17
Compartilhar notícia


A chegada de fim de ano vem acompanhada de comemorações na empresa e trocas de presentes no tradicional amigo secreto. E são justamente nesses eventos que muitas pessoas acabam extrapolando e, consequentemente, comprometendo a estabilidade da vaga ocupada.

"Essas comemorações acabam sendo uma extensão do ambiente corporativo, engana-se quem acha que não. Por isso se deve tomar cuidado em todos os aspectos", destaca o especialista em carreiras e diretor-geral do portal de empregos Trabalhando.com, Renato Grinberg.

Segundo ele, uma das dicas é não manter conversas sobre temas impróprios, como sexo e religião. Esses assuntos sempre geram polêmica pois cada pessoa tem opinião formada. Para evitar desconfortos durante o papo, a melhor medida é evitar conversas com esse viés.

"O mesmo vale para assuntos que envolvam o trabalho. A pessoa precisa ter bom senso e saber quando está falando demais sobre o tema", aconselha Grinberg.

A regra se aplica quanto a comida e bebida. Não é recomendado beber além da dose para não perder o próprio controle do que se fala, dos gestos. Afinal de contas, todos estão sendo avaliados, de alguma forma.

"O profissional precisa saber se comportar. Tudo o que é em exagero acaba se tornando prejudicial. Todos sabemos nossos limites, inclusive, a hora de ir embora", alerta o especialista.

O colega de trabalho que acaba não participando do evento para evitar gafes, está cometendo a maior delas. Não comparecer a comemoração pode ser visto com maus olhos. A imagem que fica é de que o funcionário não deseja interagir com as pessoas que trabalha. Por isso, sempre vale a pena participar.

"Esses eventos precisam ser vistos como uma oportunidade, muito positiva inclusive, de se estabelecer o networking. Conhecer pessoas com quem se fala apenas por e-mail, se apresentar, faz toda a diferença", aconselha Renato Grinberg.

PRESENTES

Quando o assunto é amigo secreto o cuidado deve ser redobrado. O diretor do portal de empregos explica que alguns itens devem ser evitados na hora da compra. "Mesmo que as pessoas sejam amigas fora do ambiente empresarial, a escolha do presente deve ser neutra e não ultrapassar os limites do respeito.Isso faz com que a imagem dos funcionários seja preservada."

Produtos pessoais, como roupas íntimas, itens de higiene - perfumes, cremes e kits de higiene - e vale-compras devem ser abolidos da lista de opções.

Itens de decoração, vinhos, acessórios e o conjunto - CD, livros e DVD - são alternativas ótimas e que irão agradar aos participantes e os que organizaram o evento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;