Setecidades Titulo Diadema
Borboletário de Diadema reabre à visitação após 45 dias fechado

Equipamento público tem 600 borboletas de três espécies e passou por reforma

Nelson Donato
especial para o Diário
13/08/2015 | 07:07
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O Borboletário Laerte Brittes, que fica dentro do Jardim Botânico de Diadema, será reaberto hoje, às 9h, após 45 dias fechado. O espaço de 200 m², que completará dez anos em setembro, passou por obras de revitalização no valor de R$ 24 mil.

No período em que o equipamento esteve fechado à visitação pública ocorreu a troca da tela de proteção. A antiga era branca, acumulava muita sujeira e possuia malha muito fina. A nova é preta e mais espaçada, o que facilita a passagem dos raios solares.

Na reforma também foram tomadas providências no sentido de melhorar a climatização do ambiente. “Foi necessária a readequação paisagística, foram adquiridas plantas ideais para as borboletas, com flores nectaríferas (que produzem néctar), como a kalanchoe, lantana e tentas”, explica o administrador do Borboletário, o biólogo Sandro Eduardo Bezerra Santana.

O espaço tem capacidade para abrigar 5.000 borboletas e atualmente conta com 600, que pertencem a três espécies diferentes: Methona Themisto, Borboleta-coruja e Borboleta da couve.

De acordo com Santana, este número crescerá significativamente nos próximos meses em razão das providências que foram tomadas. “Antes, perdíamos cerca de 97% dos ovos. Hoje, nascem cerca de 60%. Estamos surpresos com os resultados”.

O Borboletário possui parceria com o Museu Catavento, da Capital, para troca de experiências e equipamentos. “Eles enviarão sua criação para cá e, após os devidos cuidados, uma parte dos espécimes voltará para lá e a outra ficará aqui. Além disso, eles nos ajudam com equipamentos, como lâmpadas que emitem raios UV (Ultravioleta), que são ideais para o desenvolvimento das borboletas”, relata Santana.

O parque recebe alunos de escolas públicas e privadas da região. Em 2014, 13 mil pessoas passaram pelo local e, neste ano, até o fechamento, o espaço já havia sido visitado por 9.500. “Aqui os estudantes têm aulas complementares e o Borboletário é um grande laboratório de campo”, ressalta Santana.

A secretária do Meio Ambiente de Diadema, Denise Francisco Ventrici Campos, destacou a importância do equipamento. “O Borboletário pode integrar um polo turístico do Grande ABC. Além disso, estimulamos e conscientizamos a população sobre a importância das questões ambientais”, afirmou.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;