Política Titulo
PMDB desfilia Araújo e sonda ex-vereadores

Bonome oficializa saída do parlamentar e direção da legenda em Santo André mira Primavera, Marcos e Alemão

Por Raphael Rocha
Fabio Martins
Do Diário do Grande ABC
11/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O presidente do PMDB de Santo André e secretário de Governo em São Caetano, Nilson Bonome, oficializou a saída do vereador José de Araújo da legenda e, com a decisão, listou convites a ex-parlamentares para engrossar o quadro peemedebista com vistas à formação da chapa proporcional para a eleição de 2016.

Na mira da direção partidária estão Gilberto Primavera (PTB), Alemão do Cruzado (PSD) e Marcos da Farmácia (PSDB). Todos eram vereadores na legislatura 2009-2012 e não conseguiram renovar mandato no pleito de três anos atrás. A cúpula peemedebista também sonda Jorge Kina (PV) e Maria Elisabete de Paiva, a professora Bete (PV), que tiveram boa votação no pleito de 2012.

A saída de Araújo do partido virou fator motivacional a candidatos que não obtiveram êxito na última eleição. O vereador de sete mandatos tem votação cativa e costuma ser puxador de sufrágios, o que afasta nomes com menor potencial eleitoral por conta do sistema proporcional favorecer os campeões de voto de cada coligação e sufocar os de menor apoio político.

“A executiva estadual já assinou a desfiliação do vereador Araújo. Esse fato ocorre em um momento que estamos repaginando o partido na cidade, buscando dar sustentação a um projeto grandioso, do tamanho do PMDB, que é o maior do cenário nacional. O partido não pode ficar à mercê de alguns nomes. Nosso objetivo é trazer muitas lideranças da cidade”, discorreu Bonome. “Com a saída do Araújo, facilita trazer outros agentes políticos e, com isso atrelado à nossa candidatura a prefeito, temos projeção concreta de eleger de três a quatro vereadores.”

Araújo entrou em rota de colisão com Bonome ao apoiar, desde o primeiro turno, a tentativa de reeleição do então prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PSB), na eleição de 2012, a despeito de o dirigente ser candidato ao Executivo.

Depois, o vereador optou por pedir votos à deputada estadual Vanessa Damo (PMDB), que tem base eleitoral em Mauá, no pleito de 2014 em vez de ir às ruas e defender o nome do presidente do PMDB andreense. A postura foi levada à executiva estadual, que decidiu pela desfiliação do parlamentar – ele negocia com o PSD.

No domingo, Bonome anunciou o retorno de Rafael Daniel aos quadros do PMDB. Sobrinho do prefeito Celso Daniel (PT, morto em 2002), Rafael passou rapidamente pelo PV depois de disputar a eleição de 2012 como vice do peemedebista pelo PMN.

O presidente da legenda na cidade vislumbrou possibilidade de Rafael Daniel ser candidato do PMDB à Prefeitura de Santo André. “Vem de uma família importante e tradicional da cidade, que tanto contribuiu para o desenvolvimento local”, relembrou Bonome. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;