Setecidades Titulo Interdisciplinar
UFABC discute novo curso de licenciatura interdisciplinar

Expectativa é a de que a graduação esteja
disponível para ingresso via SiSU em 2017

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
11/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A UFABC (Universidade Federal do ABC) discute oferecer uma nova modalidade de ingresso: a Licenciatura Interdisciplinar. Essa seria a terceira opção de acesso à instituição via SiSU (Sistema de Seleção Unificada), tendo em vista a existência de dois bacharelados desde a sua criação, em 2005: Ciência e Tecnologia e Ciência e Humanidades. A previsão é que o curso passe a ser oferecido em 2017.

A nova graduação prevê a formação de docentes que possam atuar na rede de ensino da região e leva em conta deficit de profissionais, principalmente nas escolas públicas, explica o professor do Centro de Ciências Naturais e Humanas da universidade e um do responsáveis pelo projeto Marcelo Zanotello. “O sentido é que a universidade atenda uma demanda local, mas que o MEC (Ministério da Educação) ressalta que aflige todo Brasil, que é a formação de professores na área científica para a formação básica. Eu tive experiência de oferecer um curso de Física para mais de 40 escolas aqui na diretoria de ensino e percebemos um número baixo de professores que são licenciados, o que é um problema sério”, diz.

A proposta prevê a oferta de dois tipos de licenciatura: uma em Ciências Naturais e Matemática, que abrange cursos de Física, Matemática, Química e Ciências Biológicas e outro em Humanidades, que vai oferecer formação em Filosofia. A duração da graduação é de três anos e aluno pode optar por fazer até duas licenciaturas.

Conforme Zanotello, a graduação poderá ser opção para alunos recém-formados no Ensino Médio e também para professores formados em Pedagogia. A ideia é que os formandos tenham condição de aplicar o conhecimento aos estudantes do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio. “Isso também contribuiria para essa falta local. O professor seria interdisciplinar e já sai habilitado para magistério, com possibilidade de prestar concurso na área de ensino, podendo atuar em ambas as grades curriculares.”

A licenciatura interdisciplinar é resultado de dois anos de trabalho de 20 docentes da UFABC. A proposta foi aprovada pelo Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de profissionais do Magistério de Educação Básica e também ganhou o apoio de alguns dirigentes da instituição. No entanto, o projeto precisa ainda ser submetido à avaliação do Consu (Conselho Universitário) no fim deste ano. Caso aprovada, ele será encaminhado ao MEC. “Ao longo desses dois anos trabalhamos no desenvolvimento dessa ideia e finalizamos esse trabalho. Estamos tendo uma boa receptividade e um bom retorno da comunidade para apresentá-lo”, considera Zanotello.

Atualmente, a UFABC oferece 1.960 vagas em seu vestibular anualmente e 19 carreiras.

Alunos participam de planejamento urbanístico em São Caetano

Grupo de alunos do curso de Bacharelado em Planejamento Territorial da UFABC (Universidade Federal do ABC) visitou o prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), ontem. Eles participaram de planejamento urbanístico para a cidade e entregaram os resultados do projeto, com sugestões para o Plano Diretor da cidade.

Divididos em três grupos, os estudantes visitaram a cidade e desenvolveram trabalhos com indicação de estratégias de uso e ocupação do solo, zoneamento e aplicação de instrumentos urbanísticos e ambientais. Os alunos procuraram olhar para desafios como a Mobilidade Urbana, a grande densidade demográfica, o número restrito de áreas verdes, os alagamentos e o combate à verticalização.

As professoras Rosana Denaldi e Katia Canil coordenaram o projeto e participaram da entrega dos trabalhos ao prefeito. O arquiteto Enio Moro Júnior, que preside a Comissão Especial para Elaboração do Novo Plano Diretor, celebrou a parceria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;