Política Titulo Portas abertas
Orlando Silva faz convite para Siraque se filiar ao PCdoB

Presidente estadual abre portas da sigla diante de
descontentamento do ex-deputado federal no PT

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
01/08/2015 | 07:06
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Mandatário paulista do PCdoB, o deputado federal Orlando Silva formalizou convite para que o ex-parlamentar Vanderlei Siraque (PT), hoje sem cargo eletivo, integre as fileiras de seu partido. Em encontro recente entre ambos, segundo informações, o ex-prefeiturável de Santo André demonstrou descontentamento ao relatar desprestígio no petismo, legenda a qual trilhou toda sua carreira política. Na conversa, o dirigente oficializou a proposta. Em visita ontem ao Diário, o comunista admitiu a tentativa de aproximação. “Falei que as nossas portas estarão sempre abertas devido à sua experiência e capacidade.”

Orlando frisou relação de amizade com Siraque e relembrou que, à época como ministro do Esporte do governo Lula, participou da campanha eleitoral de 2008 em solo andreense, quando o então deputado estadual era candidato ao Paço – saiu derrotado no segundo turno. “Há identidade grande da visão que PCdoB tem da conjuntura atual e da concepção do Siraque. Queremos que ele continue fazendo política feliz”, disse, deixando nas entrelinhas a insatisfação do petista, que, diante da falta de apoio, no ano passado não conseguiu renovar mandato na Câmara Federal. “Fizemos convite. Ele sorriu e falou que iria refletir sobre o assunto. Quem sabe avalie e me dê boa notícia.”

O dirigente citou Siraque como liderança, referência de voto na região e disse que, em caso de se efetivar a migração, o ex-deputado ficaria livre para escolher a qual posto vai pleitear a partir de 2016. “Digo que o Siraque filiado ao PCdoB pode ser candidato ao que ele quiser: a estadual, federal, compor chapa ou disputar a prefeito”. Orlando desembarcou ontem no Grande ABC, rodou prefeituras da região, incluindo o Paço andreense. Se reuniu com os secretários Arlindo José de Lima (PT, Governo) e Carlos Sanches, o Carlão (PT, Obras). Na reunião, entre outros temas, o dirigente expôs o diálogo com o petista, que reivindica espaço na cidade com indicação do prefeito Carlos Grana (PT).

Atualmente, o PCdoB compõe a base de apoio ao Paço e tem cargos na administração petista. Orlando revelou que, durante o ato na Prefeitura, foi analisado o cenário e falou que “há diálogo positivo” com o governo, embora “não exista definição” na cidade. “Se ele (Siraque) ingressar, nos obriga a reexaminar o projeto político do partido”. Arlindo e Carlão não foram localizados para comentar o assunto.

Siraque argumentou que “não cogita a hipótese” de trocar de legenda. Afirmou que sente-se lisonjeado com a proposta, “tendo em vista que foi realizado em respeito à minha história de vida e sob elogios à minha atuação política”. “Além do convite feito pelo PCdoB, fui procurado por interlocutores de diversos outros partidos para avaliar a conjuntura política do País e no sentido do projeto Lula 2018 (à Presidência)”, resumiu.

Ex-ministro cita que Alckmin sugeriu PSDB na vice de Atila

Ex-ministro do Esporte do governo Lula, Orlando Silva afirmou que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), sugeriu em clima amistoso que o tucanato indique o vice na chapa encabeçada pelo deputado estadual Atila Jacomussi (PCdoB) na disputa pelo Paço de Mauá – hoje chefiado por Donisete Braga (PT) –, cidade colocada na lista de prioridade da sigla. “Em tom de brincadeira, o próprio governador comentou: ‘Vamos caminhar juntos em Mauá. Bem que o PSDB poderia indicar o vice’. Falei que vice é construção que queremos dialogar com os partidos aliados.”

Orlando tratou o plano solo de Atila como certo em território mauaense, com aval da direção estadual. O comunista revelou que, na segunda-feira, se reuniu com o ministro das Cidades e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, que sinalizou suporte do partido em 2016 ao hoje parlamentar. “Além desta indicação de adesão, tenho agenda com três, quatro partidos com diálogo a partir de Brasília para trazer em apoio ao Atila”, disse, ao acrescentar que tem cuidado pessoalmente para viabilizar a candidatura do correligionário. “As condições políticas estão dadas para a vitória dele na cidade.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;