Economia Titulo Tecnologia
Braskem abre inscrições para apoiar empreendedores
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
12/06/2015 | 07:07
Compartilhar notícia


O apoio a novos empreendedores com ideias inovadoras e que tenham potencial para se viabilizarem economicamente é o foco de programa da Braskem, em parceria com a ONG (Organização Não Governamental) Endeavor, apresentado ontem em evento no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, a empresários, estudantes e representantes do poder público e de universidades da região. A petroquímica (fabricante de matéria-prima para a produção de embalagens e peças de plástico, entre outros itens) tem, com a iniciativa, o objetivo de impulsionar projetos relacionados ao desenvolvimento de soluções que melhorem a vida das pessoas em segmentos como Saúde, moradia e mobilidade e que utilizem o plástico. As inscrições de interessados – que podem ser desde estudantes, cooperativas até empresários – já estão abertas (podem ser feitas pelo site www.braskemlabs.com.br) e se encerram dia 31 de julho.

O programa, intitulado Braskem Labs, vai selecionar 20 projetos no País, que passarão, entre setembro e outubro, por capacitação e suporte para a elaboração de planos de negócio. O objetivo de fazer o evento na região é incentivar empreendedores do Grande ABC a participarem do processo seletivo, para que tenham a oportunidade de ficar entre os escolhidos, assinala o gerente de relações institucionais da Braskem. E a iniciativa deverá ser um piloto, já que o objetivo é repetir anualmente essa experiência, para oferecer chances a mais ideias criativas.

Segundo a coordenadora de projetos da Endeavor, Carolina Stocche, a rede de mentores da ONG no País (cerca de 350 pessoas) será ativada para oferecer suporte aos empreendedores. A ONG, que está no Brasil há 15 anos, é uma das principais organizações de fomento ao empreendedorismo no mundo. Ela acrescenta que o projeto selecionado não precisa ser necessiariamente lucrativo, mas tem de ser sustentável economicamente.

O programa não vai oferecer apoio financeiro direto, mas o líder de responsabilidade social da Braskem, André Leal, destaca que, além da capacitação, serão organizados encontros com investidores-anjos, que aportam capital em empresas nascentes com potencial de retorno futuro. Além disso, dos 20 selecionados, serão tirados dois vencedores, os quais ganharão apoio mais aprofundado (com orçamento previsto de R$ 50 mil para cada um e a ser revertido em suporte técnico).

O programa foi bem recebido pelas escolas da região. A vice-reitora da FEI (Fundação Educacional Inaciana) Rivana Marino, assinalou que a iniciativa pode motivar os alunos a trabalharem projetos para atender demandas externas da sociedade, aproveitando a estrutura da universidade. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;