Cena Política Titulo
A certeza do atraso
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
07/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Brasil, o País das oportunidades. Brasil, o País do futuro. Brasil, o País do desenvolvimento. Brasil, o País dos negócios. Essas expressões ganharam força há pelo menos 70 anos. E o que vemos hoje? O futuro chegou. Com ele, muitos avanços, reconheçamos. Talvez não o suficiente para preencher a expectativa que havia anos atrás. Porque essas frases estão atuais. O Brasil ainda é o País do futuro. O que pode significar que não atingimos esse grau evolutivo deslumbrado, principalmente, a partir dos anos 1940. Os exemplos estão aí, perto de nós, ao lado das nossas casas, diante dos nossos olhos. Quase todas as cidades do Grande ABC têm obra parada. Um País da dimensão do Brasil não consegue ter empresas capazes de cumprir prazos e ter homens públicos comprometidos com as demandas e as cobranças da sociedade. Difícil lembrar de bate-pronto alguma obra cujo prazo de entrega foi cumprido. Mais difícil ainda recordar alguma que não passou por reparos pouco tempo depois. Se fazer as coisas como combinado em contrato – veja, há dispositivo legal para que as etapas das intervenções sejam concluídas no tempo determinado, mas... – é tão complicado, imagine terminar as obrigações antes do prazo? A única coisa que se sabe quando se abre licitação no País do futuro é que, no futuro, haverá atraso.

Barbas de molho
Mais um motivo para o prefeito de Ribeirão Pires, Saulo Benevides (PMDB), se preocupar. Se já é cogitada mudança de Adler Kiko Teixiera (PSC), de Rio Grande da Serra para a vizinha estância turística, soma-se agora o fato de o ex-chefe do Executivo receber título de cidadão ribeirão-pirense. Homenagem foi aprovada na Câmara nesta semana.

Samu precário
Toninho de Jesus (SD), vereador de Santo André, solicitou ao prefeito Carlos Grana (PT) informações e documentos sobre investimentos federais na ordem de R$ 5,5 milhões, do governo federal, ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O parlamentar considera o serviço precário e diz que há grande número de ambulâncias em manutenção.

Roda Viva
O diretor de Redação do Diário, Sérgio Vieira, será um dos entrevistadores do Roda Viva, da TV Cultura, na segunda-feira, quando o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado, Benedito Braga, estará no centro do programa, apresentado por Augusto Nunes. Também foram convidados jornalistas de O Globo, Folha de S.Paulo, Veja e Jovem Pan.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;