Cultura & Lazer Titulo
Morre o cineasta polonês Jerzy Has
Do Diário do Grande ABC
03/10/2000 | 09:19
Compartilhar notícia


O cineasta polonês Jerzy Has morreu esta terça-feira aos 75 anos de idade, em um hospital de Lodz (Centro da Polônia), informou a imprensa polonesa.

Conhecido por suas adaptaçoes ao cinema de obras literárias, Has dirigiu ``Manuscrito encontrado em Zaragoza' (1964), filme baseado no livro de Jan Potocki.

Entre seus filmes, figuram ainda ``A boneca' (1968) e ``As atribulaçoes de Balthasar Kober' (1998). O cineasta dirigiu de 1990 a 1996 a famosa Escola de Cinema de Lodz.

Seu colega e compatriota Andrzej Wajda homenageou a memória de Jerzy Has, dizendo que foi sempre um diretor ``independente o original'. ``Com ele, se vai a arte do cinema polonês', acrescentou, citado pela agência PAP.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;