Internacional Titulo
CIA diz que oito terroristas do 11/9 passaram pelo Irã
Da AFP
18/07/2004 | 13:53
Compartilhar notícia


Oito dos 19 terroristas que participaram dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos passaram pelo Irã. A informação foi divulgada neste domingo pelo diretor interino da CIA (agência de espionagem americana), John McLaughlin.

Em entrevista concedida à rede de televisão Fox, McLaughlin admitiu que o governo americano não tem qualquer prova de que os líderes iranianos estavam sabendo da preparação destes ataques, que deixaram cerca de três mil mortos em Nova York e Washington.

Já a comissão de investigação independente americana sobre os atentados de 11 de setembro de 2001, que deve apresentar seu relatório final no dia 22 de julho, acusou o Irã de ter ajudado os terroristas da rede Al Qaeda envolvidos nos ataques.

"O que afirma a comissão não nos surpreende, acredito que oito terroristas puderam, em algum momento, ter passado pelo Irã", declarou McLaughlin. "Mas não temos qualquer informação sobre um apoio oficial do governo iraniano a estas atividades".

O governo iraniano admitiu neste domingo a possibilidade de que membros da Al Qaeda tenham transitado ilegalmente por seu território para campos de treinamento no Afeganistão antes dos atentados de 11 de setembro de 2001.

"Temos uma fronteira muito extensa e é impossível controlá-la totalmente. Cinco ou seis pessoas podem ter cruzado ilegalmente a fronteira", sustentou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores do Irã, Hamid Reza Assefi.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;