Política Titulo Executivo
Lula empurra Filippi para Diadema

Ex-presidente quer convencer secretário de Saúde da
Capital a concorrer à Prefeitura diademense em 2016

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
25/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou no circuito para convencer o ex-prefeito e hoje secretário paulistano de Saúde, José de Filippi Júnior (PT), a encabeçar candidatura do partido à Prefeitura de Diadema em 2016, algo que não estava no horizonte do ex-chefe do Executivo diademense por três mandatos (1993-1996; 2001-2004 e 2005-2008).

Nos últimos dias, Lula mandou emissários a Filippi com projeto eleitoral traçado. Suporte – financeiro e político – não vai faltar e o planejamento envolve até mesmo candidaturas auxiliares como forma de forçar segundo turno entre o petista e o atual prefeito Lauro Michels (PV), que buscará a reeleição.

Na ótica do diretório estadual, recuperar o comando de Diadema é vital nos planos de resgate da imagem do PT, desgastada na última eleição presidencial e com inúmeras denúncias de corrupção.

O município foi o primeiro a conferir mandato de prefeito a um petista – Gilson Menezes (atualmente no PSB), em 1982 – e durante três décadas sempre foi administrado por um político oriundo do petismo. Revezaram-se no posto Gilson, Filippi, José Augusto da Silva Ramos (hoje no PSDB e aliado de Lauro) e Mário Reali.

Filippi é considerado, inclusive no petismo diademense, o único nome com viabilidade eleitoral para derrotar Lauro Michels levando às urnas um PT unido. Entretanto, poucas semanas atrás, ele se reuniu com lideranças locais e anunciou que seu desejo era continuar como secretário de Saúde na gestão de Fernando Haddad (PT), já que ainda nutria vontade de ser ministro no governo de Dilma Rousseff (PT).

A desistência extraoficial resultara até em lançamentos de candidatos internos. O vereador Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, o deputado estadual eleito Teonílio Monteiro da Costa, o Barba, e a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, foram nomes ventilados no diretório local.

TRAMPOLIM

Entre as candidaturas auxiliares que integram o plano petista de recuperar o governo em Diadema estão a do PSB e a do PMDB.

Os socialistas dizem que o vereador Vaguinho do Conselho tentará a principal cadeira da Prefeitura diademense, enquanto peemedebistas, ainda que timidamente, falam que o empresário David Schmitd poderia concorrer ao Paço.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;