Setecidades Titulo Segurança pública
PM muda de comando no Grande ABC

Coronel Cláudia Rigon deixa cargo para assumir diretoria de pessoal da corporação no Estado

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
21/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Após oito meses no comando efetivo da PM (Polícia Militar) no Grande ABC – assumido em 13 de maio –, a coronel Cláudia Rigon deixa o cargo para assumir a diretoria de pessoal da corporação no Estado. A transferência foi oficializada ontem, por meio de publicação no Diário Oficial. Para comandar a PM na região, foi nomeado o coronel Marcelo Cortez Ramos de Paula, 46 anos, que deixa o 28º Batalhão, na Zona Leste da Capital.

Coronel Cláudia foi a segunda mulher a chefiar a corporação no Grande ABC (antes dela, a coronel Marly Moreno ocupou o posto em 2009).

Formada em Psicologia, coronel Cláudia recebeu o convite para atuar na nova função, responsável por todos os procedimentos administrativos que envolvem a área de recursos humanos, como concursos, processo seletivo, admissões, demissões e aposentadorias.

Esta não será a primeira vez que ela passará pelo departamento. “Como major, chefiei, em 2012, a divisão de seleção, que é responsável pela avaliação psicológica dos candidatos que entram na PM e, em 2013, como tenente-coronel, fui sub-diretora de pessoal, ficando apenas quatro meses, pois saí quando fui promovida a coronel”, conta.

Quando iniciou o trabalho na região, coronel Cláudia declarou que ampliaria o combate ao crime nas áreas de divisa entre os municípios, o que destacou ter cumprido. “Fizemos as operações Divisa, realizadas juntamente com os batalhões da Capital. Foram inúmeras e otimizaram nossas ações com o reforço de outros batalhões, em razão da facilidade de deslocamento da área metropolitana para a área da Capital.”

Ao prosseguir no balanço do período em que atuou no Grande ABC, ela pontua a redução dos índices criminais como uma das principais conquistas. “No programa de bonificação do governo do Estado, todas as companhias da região receberam o benefício pelo fato de os policiais conseguirem desempenho dentro da meta estabelecida de redução.”

Ela ressaltou ainda o reforço no policiamento das sete cidades, com 200 vagas na Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho). A ação permite que os policiais militares trabalhem voluntariamente em suas folgas, com direito a remuneração adicional paga pelo Estado.

Para a coronel Cláudia, o grande desafio de seu sucessor será reduzir os índices de roubo. Segundo estatísticas divulgadas pela SSP (Secretaria da Segurança Pública), a região registrou aumento de 3,45% em novembro de 2014, comparado com o mesmo mês de 2013. Cláudia frisa que a alta se deve à possibilidade de registrar boletins de ocorrência pela internet, o que facilita o registro de ocorrências.

Aos que a acompanharam na jornada, Cláudia deixa seu agradecimento. “Foi uma experiência muito rica para mim, tanto pessoal como profissional.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;