Diarinho Titulo
Qual é a hora certa de
começar a usar sutiã?
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
10/04/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Cedo ou tarde, toda menina sabe que vai ter de usar sutiã. Algumas esperam o momento com tanta ansiedade que passam a vesti-lo antes mesmo de surgir o broto mamário - quando o seio começa a se desenvolver. Outras precisam de um tempinho para se acostumar com a ideia.

Em qualquer um dos casos, é necessário entender a utilidade da peça. O sutiã serve para dar sensação de conforto, bem-estar e proteção. Ajuda a disfarçar o broto em formação, fazendo com que as meninas sintam menos vergonha. Sustenta as mamas, principalmente de quem as tem maiores: adolescentes e adultas, em geral.

Aliás, essa tarefa é fundamental quando se faz qualquer atividade física, como esportes e balé. Praticá-la com os seios soltos incomoda e pode até machucar. Há milhares de anos, as mulheres da Grécia Antiga já sabiam disso e usavam faixas para deixá-los bem firmes na hora de se exercitarem.

Apesar de saber disso, Amanda Oliveira Silva, 11, de São Bernardo, estranhou um pouquinho quando passou a usá-lo. Mas acostumou-se com a peça em poucas semanas e, agora, não consegue sair sem ela. "Fico me sentindo mal, meio insegura sem sutiã. Se não uso, parece que esqueci uma coisa muito importante em casa."

ATENÇÃO GAROTOS! - Os meninos têm de entender que essa fase é muito delicada para as meninas. Nem sempre elas se sentem à vontade com o assunto; por isso, não é legal fazer piadinhas das colegas, irmãs ou primas. É normal sentir curiosidade, mas passar a mão nos seios as deixa tristes. Elas ficam bravas - e com razão - quando alguém puxa a parte de trás do sutiã e solta de vez para bater nas costas. Machuca!

"Queria falar para os meninos não fazerem isso porque é constrangedor e inadequado", diz Bárbara de Carvalho Dobrev, 11, de São Caetano, que viveu a experiência e veste o acessório desde os 9 anos. Usá-lo deve ser algo bacana e natural, não tem de causar medo nem tristeza. Amigos e família podem dar uma forcinha.

 

Primeiro sinal de mudança

O surgimento do broto - também chamado botão mamário - é o primeiro sinal de que a menina entrou na puberdade, fase em que ocorrem muitas mudanças físicas, emocionais e sociais. É o início da despedida da infância.

Surge, em geral, entre 8 e 13 anos. É comum que um lado cresça primeiro. Não precisa ficar preocupada; o outro aparece logo depois. É natural sentir incômodo e até dores durante o desenvolvimento das mamas, pois essa região fica muito sensível. Se passou dos 13 e o broto ainda nem deu sinal, é importante procurar o médico para saber o que está impedindo o crescimento. Mas nem sempre existe problema.

Quando aparecem, algumas meninas ficam com tanta vergonha que começam a andar encurvadas para escondê-lo. Isso pode prejudicar a coluna e causar mais dores. Não esqueça que a maioria das fêmeas mamíferas tem seios. No órgão há glândulas que, na fase adulta, produzem leite para o bebê, após elas darem à luz.

O corpo feminino passa por mais transformações. Crescem pelos nas axilas e na vagina. Alguns meses após o aparecimento do broto mamário vem a menarca, primeira menstruação (quando sai pouquinho de sangue do útero). Nessa fase, o peso e o tamanho das pernas e do quadril aumentam.

 

É você que escolhe a hora

Acha que chegou a hora de usar sutiã? Que tal pedir para a mãe, avó ou outra pessoa em quem confie levá-la a uma loja que vende o produto? É sempre bom ter ajudinha nessa hora.

Pergunte à vendedora qual modelo e tamanho ideais para seu corpo e idade. Lembre-se: tem de ser muito confortável. Especialistas alertam que sutiã inadequado pode causar machucados sérios na pele.

Na pré-adolescência, os mais indicados são os feitos de algodão ou microfibra (tipo meia grossa), pois não incomodam. Alguns tecidos podem causar alergia. "Se for de renda, precisa ter forro porque, senão, irrita a pele", explica Bárbara de Carvalho Dobrev. Antes de levá-lo para casa, não deixe de experimentar para saber como se sente.

Ninguém precisa ter vergonha de usar sutiã. É mais uma peça de roupa que ajuda a proteger determinada parte do corpo. Além disso, há outras opções. Algumas amigas de Amanda Silva, por exemplo, preferem substituí-lo por topes. Há modelos muito legais.

 

Precisa ser adequado à idade

Em março, uma loja de roupas na Inglaterra foi muito criticada ao vender sutiãs com enchimento - semelhante ao das adultas - para meninas com menos de 10 anos. Não demorou muito para a empresa afirmar num comunicado que iria analisar o produto e mudá-lo.

Caso parecido ocorreu com uma marca norte-americana de biquíni que lançou modelo para meninas entre 8 e 14 anos com a parte de cima que dá volume aos seios. Muitos pais não gostaram da novidade.

Noah Cyrus, 10 anos, também recebeu várias críticas em 2010 ao ser fotografada ao lado da mãe e da irmã Miley Cyrus com sutiã com enchimento aparecendo e cabelos tingidos. Muita gente achou o visual da menina exagerado.

Mas por que não é legal usar sutiã igual ao das mulheres? Porque atrapalha o desenvolvimento natural do corpo. É como se o tempo do reloginho para chegar à fase adulta fosse acelerado, passando mais rápido. Desse modo, nenhuma menina aproveita direito tudo o que a infância tem de bom. Acredite, não é papo de gente chata.

É preciso concordar que sutiã com enchimento não combina com o corpo de garotinhas; fica estranho. O mesmo ocorre com outros produtos, como sapato com salto alto, que pode trazer problemas de saúde.

 

Menino também muda

As mudanças no corpo dos meninos são diferentes e começam um pouco mais tarde. Entre os 9 e 14 anos aparece o primeiro sinal: o tamanho dos testículos aumenta. Depois surgem os pelos perto do órgão sexual, que também cresce.

A partir daí, outras partes se desenvolvem: mãos, pés e orelhas, principalmente. Pode ser de uma hora para outra ou bem devagar, depende do organismo de cada um. A voz também passa por grandes alterações; em geral, eles têm vergonha dela porque vira e mexe desafinam enquanto falam.

Tudo isso é natural, até o inchaço dos mamilos. Sim, meninos os têm. Mas antes de se assustar saiba que não há glândulas produtoras de leite neles, e o aumento é passageiro.

As mudanças também são emocionais. Os meninos, que sempre torciam o nariz para as meninas e as achavam chatas, passam a querer impressioná-las e ficam mais vaidosos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;