Economia Titulo
Governo estuda redução da CPMF
Por Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
14/11/2006 | 17:12
Compartilhar notícia


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou nesta terça-feira que, entre as medidas tributárias estudadas pela equipe econômica, estão alterações na CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) e na DRU (Desvinculação de Receitas da União), que perdem a validade no final deste ano.

Segundo o ministro, o governo estuda duas possibilidades para diminuir a CPFM. A primeira é a redução da alíquota atual, de 0,38%, em todas as movimentações financeiras, gradualmente, ao longo dos próximos anos. O objetivo da medida seria manter a CPMF como um imposto fiscalizatório.

 A segunda possibilidade é reduzir a alíquota para apenas alguns setores financeiros considerados importantes para impulsionar a economia, como o crédito. Os demais continuariam pagando a alíquota atual de 0,38%.

Mantega descartou a extinção da CPMF: "Temos hoje uma arreacadação de R$ 32 bilhões por conta da CPMF. Não dá para abrir mão de R$ 32 bilhões". De acordo com o ministro, qualquer coisa [qualquer solução] que se imagine terá quer algo gradual, ao longo do tempo, de modo a não desequilibrar as contas públicas.

Ele enfatizou que a decisão sobre a CPMF só será tomada depois que o governo fizer o cruzamento com a desoneração  de outros tributos, que também está em estudo. "O que pretendemos fazer é eliminar os tributos que tenham maior impacto no crescimento".

Os ministros Guido Mantega e Paulo Bernardo, do Planejamento, apresentaram nesta terça ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma série de medidas que têm como objetivo alavancar a economia de modo que haja um crescimento econômico de pelo menos 5% ao ano nos próximos anos. Segundo Mantega, são medidas na área de infra-estrutura, desoneração, reforma tributária e reforma fiscal.

Na entrevista que deu ao deixar o Palácio do Planalto, o ministro da Fazenda não quis antecipar quais as fórmulas que estão sendo apresentadas ao presidente, alegando que os estudos ainda estão incipientes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;