Internacional Titulo
Pelo menos 82 morrem em confrontos no Sri Lanka
Da AFP
03/06/2007 | 16:32
Compartilhar notícia


Pelo menos 30 soldados e 52 separatistas tâmeis morreram em confrontos registrados neste domingo no norte do Sri Lanka.

Os confrontos entre o exército e os insurgentes dos LTTE (Tigres de Libertação da Pátria Tâmil) se sucedem sem trégua no Sri Lanka. Há 18 meses, os bombardeios, os combates terrestres ou marítimos, e os atentados se converteram em episódios cotidianos que matam diariamente dez pessoas em média.

As zonas norte e nordeste da ilha são consideradas baluartes dos rebeldes tâmeis, de maioria hinduísta, que lutam pela independência desta região do Sri Lanka, um país onde os cingaleses budistas formam 75% da população.

Desde 1972 pelo menos 60 mil pessoas perderam a vida em atos violentos relacionados a este conflito. No dia 23 de fevereiro de 2002 as duas partes, sob o patrocínio da Noruega, assinaram uma trégua que logo se tornou inexistente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;