Internacional Titulo
OMS lança campanha antifumo através de concurso
Do Diário do Grande ABC
28/04/2000 | 11:15
Compartilhar notícia


A Organizaçao Mundial da Saúde (OMS) vai lançar na próxima segunda-feira, em Helsinque, uma campanha destinada a fazer com que de 500 mil a um milhao de pessoas de 90 países deixem de fumar, indicaram os organizadores do concurso ``Quit & Win' (Largue e Ganhe).

``Aproximadamente de 50 a 60% dos fumantes querem deixar o tabaco, mas nao conseguem por falta de apoio moral e por causa do hábito', indicou o professor Pekka Puska, do instituto finlandês de Saúde Pública (KTL), coordenador internacional da Quit & Win.

``Em tal contexto, um concurso internacional gratuito pode dar apoio aos candidatos para que percam o hábito, fazendo-os sentir que nao estao sós para atravessar esse momento difícil', acrescentou.

Ainda haverá um atraente prêmio internacional de 10 mil dólares, que será sorteado entre os ganhadores dos prêmios nacionais.

Em relaçao a seu custo relativamente módico, este tipo de concurso é muito eficiente, assegurou o professor Puska.

Os estudos efetuados durante campanhas anteriores dao conta de que cerca de 20% dos participantes que conseguiram nao fumar sequer um único cigarro durante as quatro semanas continuaram sem fumar durante todo um ano. Um período tao longo sem fumar pode ser considerado permanente, segundo Puska.

Para participar deste concurso é preciso estar fumando há pelo menos um ano, preencher um formulário assinado pelo participante e por uma testemunha e comprometer-se a nao fumar durante um mês as partir de 1º de maio.

Quem conseguir participará de um sorteio para a atribuiçao de prêmios regionais e nacionais. Na Finlândia, o primeiro prêmio é uma viagem ao redor do mundo.

O primeiro prêmio internacional será entregue em 29 de agosto, em Hannover, Alemanha, pelo professor Puska, na presença da diretora geral da OMS, Gro Harlem Brundtland.

O número de países associados e o de concorrentes no concurso nao parou de aumentar desde a primeira ediçao do ``Quit & Win', em 1994, quando participaram 60 mil pessoas de 13 países.

Desde entao, o concurso é realizado a cada dois anos. Em 1998, foram 200 mil participantes de 48 países. O primeiro prêmio internacional foi para Malta, em 1994, para a China, em 1996, e para o Chile, em 1998.

O professor Puska recordou que 4 milhoes de pessoas morrem todos os anos em conseqüência do tabagismo.

Na média, sao necessárias quatro tentativas para deixar de fumar definitivamente. A medicina pode ajudar com tratamentos de substituiçao, que sao aplicados durante o período de perca do hábito da nicotina. O índice de êxito destes é de aproximadamente 50%, indicou Puska.

A campanha ``Quit & Win' é patrocinada por dois grandes grupos farmacêuticos, que produzem tratamentos para ajudar a deixar de fumar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;