Setecidades Titulo Saúde
Colégio andreense registra casos de meningite viral

Especialista explica que o tipo da doença transmitida por vírus não apresenta perigo para as crianças e age como uma virose

Daniel Tossato
Especial para o Diário
12/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Pais de alunos do Colégio Unidade Jardim, em Santo André, estão preocupados com casos de meningite viral registrados na unidade de ensino. Três alunos da Educação Infantil foram diagnosticados com a doença entre setembro e outubro e um quarto foi confirmado em agosto. Especialista, porém, garante que a doença só deve ser motivo de preocupação na forma transmitida por bactérias, e não por vírus.

Para tranquilizar os pais, o colégio emitiu informativo, disponível em seu site, no qual também pede para que os responsáveis fiquem atentos a qualquer alteração na saúde de seus filhos. A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Santo André também acompanhou os casos. A nota diz ainda que todas as crianças já estavam bem e participavam normalmente das atividades escolares.

A escola informou que mesmo se tratando de um quadro onde a doença tem fácil tratamento, notificou todos os pais para que não houvesse nenhum alarde. “Aumentamos a utilização de álcool na limpeza das salas e estamos utilizando também ácido peracético (solução incolor utilizada para desinfecções e esterilização) para evitar contaminações.”

Segundo a pediatra e imunologista da Faculdade de Medicina do ABC Anete Grumach, os pais não devem se preocupar. “Quando detectada, a meningite viral não necessita de tratamentos com antibióticos. Assim como outra virose, ela deverá desaparecer em alguns dias”, explicou. Já a bacteriana, quando descoberta, deverá ser tratada o mais rápido possível. “A meningite, diferentemente do que pensamos, não é uma doença de fácil contágio. Há a necessidade de se estar em contato com o doente por um tempo”, afirmou.

Os sintomas (febre, dor de cabeça e rigidez na nuca, principalmente) podem se assemelhar muito entre os tipos da infecção, por isso, a pediatra aconselha que levem o doente para que um médico especializado possa diagnosticar o caso. “A criança deve passar o quanto antes no médico. O mais importante é que a doença seja descoberta e tratada.” A pediatra ainda lembra que a vacinação é a principal forma de evitar a enfermidade.

A meningite é uma infecção que atinge as membranas do cérebro e outras parte do sistema nervoso central. A doença tem mais facilidade de se espalhar quando o clima está seco e atinge com mais facilidade as crianças.

Por meio de nota, a Prefeitura de Santo André informou ter diagnosticado desde o início do ano 138 casos de meningite viral e nenhuma ocorrência de meningite bacteriana, porém, ainda há 38 casos em investigação. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;