Política Titulo Prospecção
Morando admite
brigar pela Prefeitura

Deputado estadual mais votado na região diz que
resultado mostra desgaste do PT em S.Bernardo

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
07/10/2014 | 07:12
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Reeleito para quarto mandato consecutivo de deputado estadual, Orlando Morando (PSDB) afirmou que o resultado da eleição mostrou enfraquecimento do PT na região, onde o governador Geraldo Alckmin (PSDB) venceu nas sete cidades e o presidenciável tucano, Aécio Neves, bateu a presidente Dilma Rousseff (PT) em quatro municípios, incluindo São Bernardo, local de nascimento do partido. Ele admitiu estar nas urnas em 2016, quando o prefeito Luiz Marinho (PT) terá de indicar seu sucessor na corrida municipal.

“Meu nome está colocado, mas não estou me lançando candidato. Tem de haver discussão”, afirmou Morando, opinando que o cenário revelado no domingo significa desgaste do PT em São Bernardo. Embasado no resultados dos candidatos petistas, o tucano já fala em organizar a oposição para traçar estratégias para a eleição de 2016.

“Tem cansaço do PT na cidade, as urnas mostraram isso. Precisamos acertar boa fórmula para oferecer aquilo que a população deseja. Eles (moradores) querem. A estratégia é a mesma, manter o foco firme a oposição ao Marinho. Não podemos ser coniventes com escândalos e temos de denunciar, fiscalizar, sempre cobrar do prefeito. Este vai ser nosso modo de atuação”, explicou.

Sobre possível aliança com o deputado federal eleito Alex Manente (PPS), que colocaria ambos em única chapa para enfrentar o candidato a ser indicado por Marinho para sucedê-lo, o tucano afirmou que é preciso discutir. “Nada é impossível”, disse, lembrando que ainda defende estratégia de dividir as candidaturas opositoras. “Reforço que se a Marina Silva (do PSB, que ficou em terceiro na disputa presidencial) não tivesse disputado a eleição, a Dilma teria vencido no primeiro turno.”

Morando se fortaleceu na disputa em relação a Alex. O tucano obteve 237.020 votos, sendo o terceiro mais votado no Estado e o mais lembrado pelos eleitores da região. O popular-socialista conquistou 164.760 sufrágios. “A oposição saiu muito fortalecida. Fui o grande vitorioso porque também tive mais votos que o próprio Alex. Ele disputava cargo com menos concorrentes, enquanto eu tinha muito mais adversários”, contextualizou.

Apesar de os três candidatos petistas a deputado estadual apoiados por Marinho terem sido eleitos – Luiz Fernando Teixeira, Ana do Carmo e Teonílio Monteiro da Costa, o Barba –, o tucano destacou que, somados, os votos dos adversários conquistados em São Bernardo não alcançam seu desempenho. O placar é de 103.292 para Morando a 87.889 para os nomes do PT.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;