Política Titulo São Bernardo
‘PT perderia se pleito de 2016 fosse hoje’

Eleito deputado federal, Alex destaca enfraquecimento do prefeito de S.Bernardo, Luiz Marinho

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
07/10/2014 | 06:53
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Eleito para primeiro mandato na Câmara Federal, o deputado estadual Alex Manente (PPS) afirmou que se a eleição para a Prefeitura de São Bernardo, que se realizará em 2016, fosse hoje, o PT, do prefeito Luiz Marinho, perderia a disputa. O popular-socialista acredita que o desempenho negativo do petismo nas urnas do município demonstra “cansaço” do modelo de gestão em vigor há quase seis anos.

“É muito difícil avaliar (o quadro eleitoral para 2016) neste momento, é precoce. Cada cenário é diferente em cada momento, pois temos de ver como estará a avaliação do governo e como o processo vai se desenrolar nos próximos dois anos. Há grande possibilidade de a oposição vencer. Digo que, se a eleição fosse hoje, o PT perderia”, opinou Alex, contextualizando com o fato de o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o presidenciável Aécio Neves (PSDB) terem levado a melhor nas urnas de São Bernardo.

O popular-socialista e o deputado estadual reeleito Orlando Morando (PSDB) são as duas principais forças opositoras ao governo Marinho. Alex, entretanto, evitou comentar possível parceria entre os dois, que deixaram desentendimentos de lado e formaram “dobrada histórica” durante a campanha eleitoral.

Quando firmaram a aliança, Alex e Morando citaram a possibilidade de adoção da estratégia de Aécio e Eduardo Campos (PSB, morto em agosto) que, mesmo com divisão da oposição, conduziram a disputa presidencial ao segundo turno. Em um duelo particular, o tucano levou a melhor. Ele obteve ao todo 237.020 votos; 103.292 sufrágios em São Bernardo. Alex foi lembrado por 164.760 eleitores, sendo 88.540 são-bernardenses.

“Eleição passada (em 2010) tive mais votos (que Morando), a gente concorreu ao mesmo cargo (deputado estadual). São eleições distintas (para estadual e para federal). A região tem como costume votar em candidatos de fora (à Câmara Federal)”, justificou.

O PPS lançou o vereador Marcelo Lima na disputa para Assembleia, concorrente direto de Morando. O parlamentar conquistou 35.061 votos no total, sendo 26.348 em São Bernardo. “O PPS aqui no Grande ABC tem papel preponderante de ocupar espaços e lançar projetos. O Marcelo tinha desejo de ser candidato, elegemos seis vereadores. Naturalmente não é fácil fazer transição de vereador para deputado.”

Confirmada a vitória, Alex colocou como prioridade exercer mandato na Câmara dos Deputados voltado para a região. “Queremos fazer a conscientização da população para que vote em candidatos do Grande ABC. A região é importante pelo número de habitantes e representatividade com as indústrias na economia. Precisamos ter mais vozes daqui no Congresso.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;