Setecidades Titulo Acolhimento
Gestão busca parceria para novo albergue

Objetivo é garantir local mais adequado e moderno, atendendo a diretriz da União

Bia Moço
Especial para o Diário
11/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Gabriel Inamine/PMSBC


A Prefeitura de São Bernardo inicia nesta semana estudos para construção de novo espaço destinado à oferta de serviços de acolhida de população em situação de rua na cidade, hoje concentrados no Centro de Acolhimento a Adultos e Famílias, na região da Vila Scopel.

O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Orlando Morando (PSDB), durante vistoria ao albergue, e tem por objetivo garantir local mais adequado e moderno, atendendo a diretriz do Ministério do Desenvolvimento Social. Ainda não existe área definida, mas o chefe do Executivo disse que busca ajuda da iniciativa privada para construir o espaço.

Segundo o prefeito, o atual serviço de acolhimento presta bom atendimento, mas a ideia é buscar avanços e tornar o serviço mais humanizado, além de oferecer mais conforto aos acolhidos e também ao pessoal que cuida do albergue.

“Pretendemos melhorar ainda mais a estrutura oferecida por meio da descentralização. Para isso, estamos buscando, com parceria da iniciativa privada, ajuda para construir novo serviço de acolhimento, mais moderno e humano”, disse Orlando Morando.

A inspeção ao local também foi acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Maurício Soares, pelo adjunto da Pasta, Carlos Romero, além de outros funcionários da Secretaria.

Atualmente, o Centro de Acolhida de São Bernardo oferece 150 vagas regulares, sendo 130 masculinas e 20 femininas, e mais 70 no período de inverno. Em caráter emergencial também são disponibilizadas vagas no complexo da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, na Avenida Redenção, próximo ao Paço Municipal.

Os moradores recebem, diariamente, quatro refeições completas, serviços de Saúde e espaço de convivência com atividades em grupo. A acolhida noturna é aberta a partir das 17h e vai até as 7h. Durante o dia, o serviço funciona das 7h às 16h30.

Segundo a Prefeitura, um último levantamento, realizado em janeiro, apontou a existência de 496 moradores de rua na cidade. Com a chegada do inverno, a Prefeitura lançou, em junho, a operação “Cobertor que Salva”, cujo objetivo é intensificar o encaminhamento a abrigos durante o período mais frio do ano.

A ação, que visa evitar incidentes de mortes por hipotermia entre população em situação de vulnerabilidade, já alcançou bons resultados, segundo a administração. Em média, dez novos acolhimentos são recebidos diariamente por meio da operação.

A Prefeitura conta também com a Campanha do Agasalho, com meta de arrecadar 50 mil peças de mantas e vestuário neste ano. As doações serão destinadas a famílias carentes e população em situação de rua. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;