Setecidades Titulo Abastecimento
Rompimento de adutora atinge 150 mil pessoas em Santo André

Conserto da tubulação demorou quase 12 horas para ser concluído

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
02/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Cerca de 150 mil moradores de Santo André tiveram problemas de abastecimento durante o dia de ontem em razão do rompimento de uma adutora com 1,1 metro de diâmetro, localizada nas proximidades do Viaduto Cassaquera. O vazamento foi detectado por volta das 5h e demorou quase 12 horas para ser consertado. A força da água expelida provocou danos no muro da empresa Pirelli. Não houve vítimas.

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) informa que, para conseguir fazer o reparo, teve de solicitar à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) a interrupção do bombeamento da Estação Elevatória do Sapopemba para o município durante três horas. O Reservatório Progresso permaneceu fechado ao longo de todo o dia, atingindo cerca de 150 mil moradores dos bairros Miguel Ângelo, São Jorge, Gerassi, Vila Suíça, Miami e Clube de Campo.

A equipe do Diário percorreu a região dos bairros Centreville, Vila América, Vila Humaitá e Jardim Marek, onde a população disse ter tido problemas de abastecimento. A dona de casa Marlene Riese, 76 anos, relata que o Semasa enviou à sua casa mensagem gravada por telefone comunicando sobre possíveis alterações no abastecimento. A torneira localizada na garagem, que é atendida pela tubulação externa, estava seca. “Lá dentro ainda não sentimos o problema, pois nossas caixas d’água estão cheias”, ponderou.

Na casa do motorista Jair Galo, 37, também não havia água. Ele garante, entretanto, que o fato não é pontual. “Aqui sempre falta. Só vem de madrugada e, pela manhã, já não tem mais.”

REPARO

Para fazer o conserto, o Semasa soldou o ponto rompido com chapas de aço e aplicou proteção de resina. O serviço foi finalizado por volta das 16h. A autarquia informa que as causas do vazamento ainda estão sendo apuradas. O departamento garante também que irá ressarcir a Pirelli pelo dano no muro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;