Setecidades Titulo Saúde
Sto.André amplia rede de
atendimento 24h em 2014

Prefeitura da cidade planeja a readequação de PAs
Central, Bangu e Vila Luzita, além de uma nova UPA

Por Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
30/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A Prefeitura de Santo André promete ampliar o atendimento de urgência e emergência da cidade em 2014. Ainda neste ano, será iniciada a reestruturação dos PAs (Pronto Atendimento) Bangu, Central e Vila Luzita, que serão reformados, ampliados e terão o conceito de UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas. As obras devem ser finalizadas em até seis meses. Além disso, está prevista a construção de mais uma UPA no ano que vem, em local que ainda será definido.

 “Usando o conceito de densidade demográfica, solicitado pelo Ministério da Saúde, temos a região do Alzira Franco e Capuava. No 2º subdistrito, o único atendimento 24 horas é o PA Bangu, que é muito sobrecarregado. Do ponto de vista técnico, a UPA Capuava/Alzira Franco seria uma das prioridades para amenizar a demanda da futura UPA Bangu. Já passou da hora de termos mais um serviço 24 horas nessa região”, comenta o secretário municipal de Saúde, Homero Nepomuceno Duarte.

No entanto, o titular da Pasta afirma que a localização do novo equipamento dependerá de estudos técnicos e apontamentos do OP (Orçamento Participativo). Ele disse que outra alternativa para a implementação da unidade é na região dos bairros Cidade São Jorge e Centreville. Estudo de demanda feito pela Prefeitura aponta que cerca de 70% dos pacientes que passam pela UPA Centro são oriundos dessa região. “É uma área com densidade demográfica muito grande e bastante carente, que necessita de um equipamento 24 horas”, acrescenta.

Após a construção de um ponto de atendimento nessa região, a UPA Centro será transformada em Centro de Diagnósticos. “É uma questão de lógica e bom senso, já que é o local que recebe as demandas desses bairros. Vamos ter de manter esse serviço 24 horas funcionando por pelo menos um ano ou um ano e meio.”

Com todas as mudanças na rede, Santo André passará a ter seis UPAs até o final de 2014. A região que ficar em segundo plano para receber o equipamento em 2014, terá uma unidade em 2015. Segundo Homero, a longo prazo é possível pensar em outras duas novas UPAs nas mediações de Camilópolis e Alvorada/Vila Linda. No momento, o Ministério da Saúde só permite sete postos do tipo na cidade, em razão do tamanho da população. “Daqui a cinco anos, podemos ter critérios para esses novos equipamentos.”

Cremesp inicia liberação de profissionais do Mais Médicos

O secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte, participou de reunião com a diretoria do Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo) na semana passada, quando foi discutida a liberação dos certificados profissionais dos estrangeiros que vão atuar no País pelo programa Mais Médicos, do governo federal. Segundo o titular da Pasta, os médicos começam a ter certificados emitidos nesta semana.

Em Rio Grande da Serra, a brasileira formada no México Alessandra Machado Silvestre não iniciou atividades na segunda-feira porque aguarda concessão do registro profissional. Na região, São Bernardo também contará com dois médicos, um mexicano e outro brasileiro formado no exterior.

“Por um lado, isso pode ser entendido como medida protelatória. Mas estamos fazendo força para entender que essas exigências estão sendo feitas no intuito de melhorar e proporcionar a fiscalização do exercício profissional. Nosso objetivo não é polemizar o caso, mas ter os conselhos ao nosso lado.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;