Setecidades Titulo Memória
O imigrante nordestino em São Caetano

Jovem e ao mesmo tempo experiente nos assuntos da história de São Caetano...

Por Ademir Mecidi
Do Diário do Grande ABC
28/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Cristina Toledo de Carvalho,‘Migrantes amparados: a atuação da Sociedade Beneficente Brasil Unido junto a nordestinos em São Caetano: 1950-1965’.

Jovem e ao mesmo tempo experiente nos assuntos da história de São Caetano, a professora e historiadora Cristina Toledo de Carvalho tinha uma inquietação: a sua cidade canta, em prosa e verso, o italiano. E os nordestinos? E as outras histórias? Era preciso driblar esta inquietação.

E lá foi Cristina em busca de respostas para elucidar o enigma. O resultado foi apresentado no 12º Congresso de História do Grande ABC, Mauá 2013.

Em 1950, no auge do seu processo de urbanização e industrialização, São Caetano e o Grande ABC atraíam levas de migrantes em busca de trabalho e nascia a Sociedade Beneficente Brasil Unido.

Cristina mostra que a Brasil Unido implementou uma política em duas vias: a voltada ao imigrante que se associou a ela, com a concessão de pecúlio à família do sócio falecido; e a filantrópica, que atendia a todos com abrigo, alimentação, acesso ao trabalho.

A autora descobre que os próprios dirigentes reproduziam um discurso preconceituoso muitas vezes, mas o resultado final do seu trabalho é positivo, o de promover a incorporação histórica, a inserção do imigrante nordestino à vida da São Caetano que cresceu e se transformou.

IMAGEM

Do acervo do MCTA (Movimento Cultural Teatral e de Artes), do incansável Carlinhos Lira, a foto de hoje. Foram várias as peças que o grupo idealizou e encenou retratando o nordestino retirante. Duas delas: São Paulo, Eu Te Amo e Vidas Secas, baseada na obra de Graciliano Ramos.

SANTOS DO DIA

- Eustoquia

- Lourenço Ruiz

- Venceslau (mártir; Ducado da Boemia: 907-925).

HOJE

- Dia do Hidrógrafo

- Dia da Lei do Sexagenário

- Dia da Lei do Ventre Livre (1871)

- Dia da Liberdade de Expressão

De 1993 a 1996 prevaleceu a unificação jurídica dos Sindicatos dos Metalúrgicos de Santo André e São Bernardo. Foram criadas as vice-presidências por região: Luiz Marinho em São Bernardo, Joel Fonseca em Diadema, José Tomás Neto em Mauá, nós em Santo André.

Em 1996, a separação. Em 2007 São Bernardo assume Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Santo André permanece com Mauá.

Cf. Cícero Martinha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, 80 anos de história

Última forma

Prezado engenheiro Miguel Barone. Memória visitou, anteontem, o Monumento ao Trabalhador, no Centro Cívico de Santo André. E gostamos do que vimos. Gigantesca em si, a obra não desvirtua a paisagem histórica. Pelo contrário, a complementa. É o novo incorporando-se ao antigo. Justa homenagem a quem tanto fez por Santo André e permanecia no ostracismo: o trabalhador, de todas as paragens.

A foto de ontem na capa do Diário reforçou o nosso ponto de vista. Continuemos.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 28 de setembro de 1983 – Ano 26, nº 5325

Manchete – IR terá novo sistema para cálculo

Polícia – Assaltantes mortos. Fracassa roubo a agência bancária em São Bernardo.

EM 28 DE SETEMBRO DE...

1878 – Dom Pedro II visita o Núcleo Colonial de São Caetano.

1933 – Nasce, em São Bernardo, o professor e escritor Isaias Pessotti, hoje um nome nacional e internacional.

1933 – Felício Laurito assume a Prefeitura de São Bernardo.


1943 – Chiquinho Palmério nasce em Uberaba (MG). Jornalista. Trouxe a modernidade ao colunismo social do Grande ABC. Fez história no Diário. Por isso, hoje é o Dia do Colunista Social no Grande ABC, data que o Rotary criou em 1977.

1953 – Assembléia Legislativa aprova a realização de plebiscito em Mauá: o povo será ouvido se deseja a emancipação e separação de Santo André.

1953 – Inaugurado o Cine Vitória, em São Caetano. Obra dos irmãos Dal’Mas.

1953 – Fundada a Scasa (Sociedade de Cultura Artística de Santo André).

1973 – Banco de São Caetano é vendido ao Banco Comercial do Paraná.

NAS ONDAS DO RÁDIO

Estadão AM (700) e FM (92,9) – Estadão Acervo – Histórias e lendas do Theatro Municipal de São Paulo. Um ano sem Hebe Camargo. A Literatura de Cordel, um dos maiores acervos dos Estados Unidos. O descobrimento da penicilina. Mais um capítulo da história do rádio. Apresentação: Geraldo Nunes; produção: Valéria Rambaldi. Hoje e amanhã, às 6h e 20h30.
Rádio USP (FM 93,7) – Memória. Homenagem a Wilson Simonal. Produção e apresentação: Milton Parron; divulgação: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Rádio ABC (1570) – Causas Nobres. Entrevista: Claudete Munhoz, fundadora e presidente da Adisbec (Associação dos Diabéticos de São Bernardo). Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, ao meio-dia.

Everest FM, comunitária (87,5) – Programa Classe M. Produção e apresentação: Marco Antonio Paes. Hoje, das 13h às 16h30, para uma faixa geográfica situada entre Santo André, São Caetano e São Paulo.

Trianon AM (740) – UNIVERSAL AM DE SANTOS (810) – Hoje: big band do rei da clarineta, Artie Shaw, em gravação de 1939; cantores Vic Damone e Nina Simone; amanhã: especial com Billie Holiday – a mais sensível intérprete do jazz e da grande canção norte-americana do século 20. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.quintaavenida.mus.br .

Rádio USP (FM 93,7) – USP Especiais. The Pretendes. O retrato de um conjunto musical formado na Inglaterra no fim da década de 1970 e que conquistou o mundo nas décadas seguintes, marcando o cenário musical com inúmeros hits. Produção e apresentação: Cido Tavares. Hoje, às 20h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Vida e obra de Antonio Nássara. Compositor, caricaturista e desenhista. Compôs o primeiro jingle do rádio brasileiro, na década de 1930, Pão Bragança, em ritmo de fado. Produção e apresentação: Milton Parron; divulgação: Cido Tavares. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ

Rosa Pivato Elias, 87. Natural de Santa Rita do Passa Quatro (SP). Dia 24. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.

Dina Natalina Tonarelli Lunardi, 81. Natural de Ribeirão Pires. Dia 24. Cemitério Sagrado Coração de Jesus.

Milton Milani, 79. Natural de São Caetano. Dia 24. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

Nelice Maria de Souza, 75. Natural de Parelhas (RN). Dia 22. Memorial Jardim Santo André.

SÃO BERNARDO

Sebastião Geraldo, 103. Natural de Congonhinhas (PR). Dia 26. Cemitério dos Casa.

Elvira de Oliveira Pereira, 80. Natural de Itagi (BA). Dia 25. Cemitério dos Casa.

José Carlos Mantovani, 59. Natural de Boracéia (SP). Dia 20, em São Bernardo. Jardim da Colina.

SÃO CAETANO

Osvaldo Chaves de Oliveira, 62. Natural de São Caetano. Dia 23, em São Bernardo. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

MAUÁ

Jandira Colombo Martini de Grandi, 96. Natural de Jaú (SP). Dia 23,
em São Bernardo. Vale dos Pinheirais.
 
RIO GRANDE DA SERRA

Guilherme Soares Fiel, 19. Natural de Mauá. Dia 26. Cemitério São Sebastião.

Serviços Funerários: Santo André – 4433-3544; São Bernardo – 4330-4527; Diadema – 4056-1045; Mauá – 4514-7399; Ribeirão Pires – 4828-1436; Rio Grande da Serra – 4820-4353.

Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;