Economia Titulo
Fiat pode estender recall para outros modelos além do Stilo
12/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A Fiat poderá ter de realizar recall de outros modelos da marca, além do Stilo. Segundo o diretor executivo do Procon-SP, Roberto Pfeiffer, o órgão investiga o uso do mesmo material da peça da roda do Stilo - que apresenta problemas e pode soltar-se com o carro em movimento -, em outros veículos. Ele também espera que a montadora faça a convocação de conserto em breve. "Se no início da semana ainda não tiver uma definição, poderemos mover ação judicial determinando o recall imediato."

Em nota, a Fiat informa que cumprirá "a inusitada decisão do DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), que a surpreendeu, e determinará em breve a realização de recall para a substituição do cubo da roda traseira do Stilo, nos casos em que o veículo se enquadrar na decisão dos órgãos". A Fiat foi multada em R$ 3,192 milhões pelo DPDC pela suposta demora em realizar o recall e notificada de outra penalidade pelo Procon, por ter insistido em comercializar o produto.

O recall para os modelos Stilo fabricados a partir de 2004 (com exceção das versões com freio ABS) foi determinado na terça-feira pelo DPDC, que abriu processo administrativo em junho de 2008 após denúncias de que as rodas se soltavam. O órgão recebeu relatos de 30 acidentes e pelo menos oito vítimas fatais.

Convocado pelo DPDC para analisar alguns casos, o Denatran constatou que a substituição do material do cubo da roda traseira, de aço para ferro fundido, provocou desgaste precoce na peça, levando ao rompimento. Há ainda problemas no processo de fabricação e na dimensão da peça.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;