Cultura & Lazer Titulo
O assunto é rock brasuca
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
31/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


O passado, o presente e as promessas do rock brasuca encontram-se na agenda cultural de Santo André, a partir deste fim de semana e durante o mês de agosto. Hoje, às 11h, no Auditório Heleni Guariba, situado no Paço Municipal, começa o Festival de Cultura Industrial, que inclui exposição, exibições de vídeos, palestra e show. A entrada é gratuita, mediante a doação de agasalho, que será entregue ao Fundo Social de Solidariedade do município.

Intitulada Arquivo do Rock Brasileiro, a mostra tem curadoria do jornalista, compositor e pesquisador musical paulistano Ayrton Mugnaini Junior. Composto por objetos pertencentes ao curador e doações de colaboradores, o acervo conta com cerca de 50 itens, entre discos de vinil, fotos, revistas e DVDs que registram o período de nascimento e popularização do estilo, dos anos 1950 aos 1970.

"Muita gente me pergunta: ‘Mas cadê o Cazuza e o Renato Russo'? Como o assunto é muito amplo, preferimos esse foco. O que veio depois dessa época pode ficar para uma próxima etapa da exposição", explica Mugnaini.

Entre os destaques da mostra estão o boneco do cantor Ronnie Von, produzido na década de 1960, e um disco de histórias infantis com a canção "O Vira", clássico dos Secos & Molhados, grupo que desafiou a truculência do regime militar com a androginia e o vigor de suas performances.

"Sem falsa modéstia, é o maior projeto já feito no Brasil sobre o assunto", define o curador, que há dois anos promove o evento em diversas regiões.

PALESTRA E VÍDEOS - Detentor de conhecimentos enciclopédicos, Mugnaini ministra palestra hoje, às 18h, dentro da programação do festival. Ele promete fornecer informações valiosas tanto para os representantes da geração MP3 quanto para os que, em 1955, ouviram a cantora Nora Ney cantar Rock Around the Clock (de Bill Haley & His Comets), que ficou conhecida como a primeira gravação desse estilo no País.

Amanhã, a partir das 12h, serão exibidos vídeos como Botinada - A Origem do Punk no Brasil, do ex-VJ da MTV Gastão Moreira , e Ovelha Negra, DVD extraído da série Biograffiti, que narra a trajetória da cantora Rita Lee. No domingo, às 15h, a ARbanda apresenta sucessos do rock brasileiro. A Prefeitura de Santo André pretende retomar a programação do Festival Cultura Industrial no dia 21, mas ainda não definiu as atrações.

Festival de Cultura Industrial - Hoje, às 11h. Amanhã, às 12h; e domingo, às 15h. No Auditório Heleni Guariba - Praça 4º Centenário. Grátis (mediante a doação de agasalho).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;