Internacional Titulo
Presidente da Bolívia reclama do 'silêncio' de Hugo Chávez
Do Diário OnLine
Com AFP
17/10/2003 | 15:33
Compartilhar notícia


O presidente da Bolívia, Gonzalo Sánchez de Lozada, reclamou na noite de quinta-feira do silêncio do presidente venezuelano, Hugo Chávez, sobre a crise social e política que assola La Paz. Em um mês, mais de 80 bolivianos foram mortos em protestos contra o governo.

"O único país do hemisfério que não apóia a democracia boliviana é a Venezuela. E isso porque, quando Chávez teve problemas, a Bolívia lhe deu apoio incondicional, pois era o presidente democraticamente eleito", reclamou. "Não posso dizer mais nada sobre isso. Pode ser que ele esteja muito ocupado ou muito distraído".

Sánchez de Lozada também falou sobre as relações do líder dos plantadores de coca Evo Morales com Chávez e com o dirigente líbio Muammar Kadhafi. Para o presidente boliviano, Morales está tramando um golpe de estado com financiamento internacional.

O presidente contrastou a atitude da Venezuela com a adotada por Cuba, país que enviou seu "apoio formal" à Bolívia, "esperando que as coisas se acertem e que não haja interferências internacionais". Lozada já teria recebido manifestações de apoio de 43 países.

Resposta - O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Roy Chaderton, afirmou nesta sexta que o governo do país foi muito claro ao dizer que apóia uma saída pacífica para a Bolívia.

O venezuelano ressaltou que Chávez defende uma solução nos limites democráticos, mas ressaltou que o governo boliviano deve se comprometer a erradicar a pobreza e buscar justiça social.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;