Política Titulo
Deputados da região estão divididos sobre eleição na Câmara
Por Teresa Pimenta
Do Diário do Grande ABC
24/09/2005 | 07:32
Compartilhar notícia


Os deputados federais petistas da região refletem a divisão do partido também no apoio à candidatura de Aldo Rebelo (PC do B-SP) para a presidência da Câmara. Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, avisa que vai fazer campanha para Rebelo, mesmo tendo sido pego de surpresa pela desistência de Arlindo Chinaglia (SP), na quinta-feira à noite. "Estarei na segunda-feira de manhã em Brasília para trabalhar pela eleição do Aldo", disse. Já Ivan Valente, da esquerda do PT, queria um candidato próprio. "Mesmo que não fosse da esquerda, porque não temos chance, mas um nome do partido seria muito importante na atual conjuntura", afirmou.

Para Valente, um dos deputados que pode deixar o PT se o Campo Majoritário vencer as eleições internas do partido, o paulista José Eduardo Cardozo era a melhor opção. "Ele atenderia minimamente aos requisitos de ter bom trânsito entre os partidos e independência em relação ao governo Lula". A hipótese de ter José Thomaz Nonô (PFL-AL) ou Michel Temer (PMDB-SP) no comando da Câmara é lamentável na opinião do deputado de São Caetano. "O PT já está fragilizado pela crise e vai colecionar mais uma derrota."

Apesar de afirmar que vai buscar votos para Rebelo, Vicentinho não aposta na vitória. "As coisas estão muito soltas na Câmara. Votação secreta significa oportunidade de traição", disse. O deputado de São Bernardo admitiu que não sabe os motivos que levaram o PT a desistir de um candidato próprio. "Participei da reunião, na quarta-feira, que fechou o nome do Chinaglia. Fiquei sabendo da renúncia pela imprensa", contou.

Vicentinho pretende angariar votos para Rebelo entre colegas de vários partidos – PSDB, PFL, PDT e PSB. "Conversei com ele por telefone e a campanha vai destacar a importância da independência e da cooperação entre os poderes", explicou. Para Vicentinho, o próximo presidente da Câmara não deve fazer oposição sistemática ao governo. "Mas também não pode só dizer amém", disse. O terceiro deputado da região, Professor Luizinho, de Santo André, foi procurado, mas não retornou a ligação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;