Política Titulo Pandemia
Proposta defende uso de fundos para comprar vacinas para São Bernardo

Indicação elaborada por vereador se baseia em projeto encaminhado em Santo André

Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
22/03/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Proposta encaminhada na Câmara de São Bernardo sugere à Prefeitura de São Bernardo, sob comando de Orlando Morando (PSDB), a utilização de recursos de fundos municipais para destinar a ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19, obrigatoriamente na aquisição de vacinas.

A indicação foi protocolada pelo vereador governista Glauco Braido (PSD) e se baseia em texto nos moldes do projeto encaminhado pelo prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), ao Legislativo local e que obteve recente crivo favorável do plenário.

“Indicamos ao prefeito de São Bernardo a necessidade de determinar ao setor competente urgentes providências, objetivando enviar a esta casa, um projeto de lei que vise transferir recursos provenientes do superavit dos fundos municipais para a conta única do Tesouro municipal, com objetivo exclusivo de adquirir doses de vacina contra a Covid-19 para o município”, justifica o parlamentar, no teor da propositura.

Em Santo André, a lei aprovada envolve usar os recursos de 13 fundos e estima movimentação financeira que pode variar entre R$ 60 milhões e R$ 85 milhões. O montante possibilitaria a compra de cerca de 580 mil doses de imunizantes.

Glauco Braido reconheceu que se inspirou, de fato, no projeto elaborado pelo governo andreense. “Fiz a indicação ao prefeito, pois entendo que é necessário que o município não meça esforços nem faça economias para adquirir as vacinas e imunizar a população. Isso deve ser prioridade, sem dúvida. Só assim conseguiremos ultrapassar essa fase terrível”, declarou o vereador, que formalizou a indicação no dia 9 de março. 

O Executivo sustentou, por meio de nota, que já possui duas leis para destinação, a título provisório, de recursos existentes em fundos financeiros municipais para atender a necessidade da situação de emergência decretada em decorrência da pandemia do novo coronavírus. 

ADESÃO

Morando ratificou na quarta-feira, com aval dos vereadores, adesão de São Bernardo ao protocolo de intenções firmado entre cidades brasileiras para comprar imunizantes contra a Covid-19. A iniciativa foi criada pela FNP (Frente Nacional de Prefeitos) e foi denominada de Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras. 

O objetivo do movimento é de facilitar a aquisição de vacinas, além de outros insumos e equipamentos, diante do quadro de morosidade do andamento do plano nacional de imunização, encampado pelo governo federal. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;