Setecidades Titulo Ficou 14 dias sem atualização
Em Mauá, 3.065 registros desaparecem do boletim

Prefeitura diz que não pode se responsabilizar pelo que foi divulgado pela administração anterior

Flavia Kurotori
Do Diário do Grande ABC
14/01/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Agência Brasil


Depois de 14 dias sem atualização, a Prefeitura de Mauá voltou a divulgar o boletim epidemiológico da Covid-19 na terça-feira. Entretanto, em relação ao último documento divulgado, em 28 de dezembro, desapareceram 3.065 pessoas recuperadas. Eram 11.547 e agora, são 8.482. Questionada, a gestão do prefeito Marcelo Oliveira (PT) afirmou que não pode responder pelo que foi divulgado pela administração anterior.

Conforme o Diário tem publicado, o boletim epidemiológico de Mauá está cercado de inconsistências desde o fechamento do Hospital de Campanha, em agosto. Isso porque a Prefeitura, então comandada por Atila Jacomussi (PSB), contabilizou o número de recuperados no equipamento, porém, não registrou quantos diagnósticos foram proferidos. Desde então, a quantidade de pacientes curados superava o total de positivos para a Covid.

Quando a administração era questionada sobre a divergência, a informação era a de que a Vigilância Epidemiológica estava parametrizando as informações para inclusão dos dados totais ao balanço oficial.

Na terça-feira, Atila postou vídeo nas redes sociais onde cobrava dados atualizados da pandemia. “Nós sabemos que para que a gente possa combater (o coronavírus), um dos principais pontos é a informação e é isso que o povo de Mauá não está tendo. O atual prefeito Marcelo Oliveira, do PT, não divulgou em nenhum momento o boletim informativo para nossa população”, disse. Ele ainda completou que os números do Hospital Nardini são “alarmantes” – segundo boletim divulgado ontem, a taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) é de 70% no equipamento.

No mesmo dia, também nas redes sociais, Oliveira afirmou que não irá “repetir o erro da gestão passada, de divulgar números que não condiziam com a realidade.”

A Prefeitura garantiu que a intenção era mostrar os dados atualizados da pandemia desde o primeiro dia da atual gestão. Porém, “por questões internas da Secretaria de Saúde levou mais tempo”, completou. Na semana passada, a administração informou a criação de Comitê de Enfrentamento à Covid. 

A equipe do Diário não conseguiu contato com o ex-prefeito Atila Jacomussi até o fechamento desta edição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;