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Um em cada 10 consumidores já foi vítima de fraude virtual
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28/09/2010 | 07:17
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Uma a cada dez pessoas na cidade de São Paulo já foi vítima ou tem familiar que já passou por algum tipo de crime virtual, segundo pesquisa da Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) divulgada ontem. A sondagem apontou que o crime mais comum na internet é a clonagem de páginas pessoais. Segundo o levantamento, 23,5% dos entrevistados relataram já ter passado por esta situação.

Em segundo lugar aparecem empatados crimes de desvio de dinheiro da conta bancária e compras indevidas com o cartão de crédito, com 22,6%. Neste caso, as principais vítimas (40,7%) são pessoas com rendimentos mensais acima dos 10 salários-mínimos.

A sondagem também revelou que, após sofrer algum tipo de ataque, a atitude mais comum do internauta é fazer boletim de ocorrência e, em seguida, encerrar a conta no site utilizado. Cancelar cartões de crédito também é uma ação frequente. Segundo resposta dos entrevistados, nestes casos, os bancos só resolveram o problema ou reembolsaram os prejuízos dos clientes em 14,7% das vezes.

O receio de possíveis fraudes é uma das principais barreiras para a expansão do comércio on-line.




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