Cultura & Lazer Titulo
Miscelânia artística
Por Cristie Buchdid
Do Diário do Grande ABC
14/09/2010 | 07:19
Compartilhar notícia


 

O nome da exposição revela seu conteúdo. Diversidade reúne 40 obras de três artistas do Grande ABC e proporciona ao visitante uma viagem por diversos estilos e materiais. A mostra será aberta amanhã, às 19h30, na Pinacoteca Municipal de São Caetano, no bairro Santa Paula, e poderá ser conferida até o dia 16 de outubro. A entrada é gratuita.

Alguns trabalhos explodem em cores; outros impressionam pelo contraste entre o preto e o branco. Imagens abstratas dividem lugar com figurativas. Pinturas aparecem sobre telas, madeira ou mesmo dando colorido ao branco de parede do espaço.

Participam da exposição os artistas plásticos Tânia Turcato, de São Caetano, além de dois nomes de São Bernardo: Filipe Amorim e Lennon Monfort. "A proposta é trazer três possibilidades de artes, que são entrelaçadas. É como se fossem três exposições no mesmo espaço. Todas as obras foram produzidas nos últimos dez anos", explica a curadora da Pinacoteca Municipal, Cláudia Monteiro.

PLANTAS
A natureza inspira a série de 13 telas Cactos e Suculentas, de Tânia Turcato, artista plástica há 17 anos. Os trabalhos retratam as plantas e ganham movimento com figuras de pássaros, joaninhas e taturanas. "É uma pintura contemporânea, bem colorida", define Cláudia Monteiro.

Com tinta acrílica, Tânia tenta expressar um pouco de seu universo no trabalho que acredita ser um figurativo moderno. "É um pouco de mim. Eu sou muito alegre, extrovertida e tento passar isso, sair do cotidiano para um mundo mais leve, expresso nas cores fortes", diz a artista plástica.

MISTURAS
O artista plástico Filipe Amorim utiliza técnica mista. "Algumas são telas; outras, pinturas em madeira e suportes diversificados. É um trabalho bem contemporâneo, que mistura figurativo com abstrato e algumas formas distorcidas", explica a curadora, Cláudia Monteiro.

A maioria dos trabalhos, sempre com tinta acrílica, é pintura sobre madeira. "Nas figurações, uso personagens urbanos e tento expressar a relação conturbada do ser humano com o meio em que vive. Nos abstratos, minha obra é cheia de contraste, detalhes, elementos que se contrapõem, produzindo uma atmosfera de tensão", diz Amorim.

Uma das obras que promete chamar mais atenção é o painel que Amorim pinta em parede da Pinacoteca de 5 m x 2,5 m. "É um abstrato com alguns elementos de figuração", completa o artista plástico.

CONTRASTE
O colorido das obras de Tânia Turcato e de Filipe Amorim foi descartado nas obras de Lennon Monfort, que utiliza o preto e o branco. "É um trabalho mais clássico, bem figurativo", define Cláudia Monteiro.

Os materiais usados são carvão e lápis sobre papel Paraná. Há cinco anos vivendo de arte, Monfort classifica seu estilo como acadêmico. "São desenhos. Eu quero representar a sensibilidade e retratar a alegria que não enxergamos em algumas pessoas, mas que elas têm. São mendigos, crianças do Haiti... Quero mostrar o que é belo nas pessoas e expressar meus sentimentos mais íntimos e secretos", diz Monfort.

Na maioria das vezes, ele retrata rostos e mãos. "Essa virou minha característica", completa ele. Algumas obras expostas já foram apresentadas em mostra coletiva da Academia Brasileira de Artes, em junho, na Casa da Fazenda do Morumbi, em São Paulo. Nessa mostra, recebeu menção honrosa a tela Aos olhos de Deus, que retrata crianças do Haiti e será apresentada em São Caetano. Outros trabalhos que vão para a exposição Diversidade também foram apresentados na mostra de decoração Casa Cor, em São Paulo, no ano passado e neste.

Diversidade - Artes plásticas. Na Pinacoteca Municipal de São Caetano - Avenida Doutor Augusto de Toledo, 255, bairro Santa Paula, São Caetano. Telefones: 4232-1237 ou 4232-1294. Abertura amanhã, às 19h30, até 16 de outubro. De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados, das 9h às 13h. Entrada gratuita.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;