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Dia das Crianças deve crescer 15%
Por Hugo Cilo
Do Diário do Grande ABC
02/10/2004 | 12:05
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Com lembrancinhas a R$ 1,99 e brinquedos eletrônicos que chegam a custar R$ 1 mil, o comércio do Grande ABC se arma de todas as maneiras para atender os diferentes tipos de consumidor e para fazer do Dia das Crianças - tradicionalmente a segunda melhor data do ano, atrás somente do Natal - um dos mais lucrativos dos últimos anos. O esperado aumento de 15% nas vendas sobre o ano passado anima o setor. Lojistas das sete cidades da região acertam os ponteiros e começam a definir a estratégia final para atrair o exigente consumidor infantil.

"Os pais terão muito trabalho para escolher o presente dos filhos. As crianças estão cada vez mais exigentes e a variedade de opções deixa os pais malucos", disse a vendedora de brinquedos Bruna Félix, de Santo André.

Além da variedade, o comércio programou promoções, como pagamento à vista com desconto de 5% a 25% ou parcelamento em quatro vezes sem juros no cartão de crédito ou cheque.

O gerente da rede de lojas Nivaldir, Élvio Antônio Francisco, afirma que a receita do sucesso nas vendas está na variedade e na facilidade de pagamento. "Acredito que há no mercado espaço para brinquedos de todas as faixas de preços, embora os de valores mais baixos ainda sejam os preferidos pelos pais", comentou o gerente.

Segundo Francisco, os presentes que mais saem custam, em média, R$ 30. Há, no entanto, de acordo com ele, boas opções - como bonecas - em torno de R$ 10 e brinquedos caros - motos elétricas, por exemplo - que chegam a R$ 800. "Cada um sabe o quanto pode gastar e como pode gastar. Variedade não falta."

O caso da secretária Cristina Pessoa é um exemplo claro para o comércio de que o Dia das Crianças deste ano deve ultrapassar limites anteriores. No ano passado ela pôde apenas comprar uma lembrancinha de R$ 1,99 para a filha, na época com seis anos, por causa do desemprego. Neste ano, com trabalho fixo e registro em carteira, ela pretende dar um brinquedo de até R$ 50 para a filha Giovana Geraldi Pessoa. "Vou fazer o possível para compensar o presente ruim que dei a ela no ano passado", disse.

A quituteira Eliane Aparecida Matos antecipou a compra dos brinquedos para os quatro filhos na esperança de conseguir preços mais acessíveis. "Pelo tanto que ganho, só posso comprar presente de no máximo R$ 30 para cada um deles", destacou. "Mas este ano vou gastar mais que no ano passado, quando distribui presentes de R$ 15, em média."

Um dos quatro filhos de Eliane, Bruno Matos da Silva, seis anos, aprovou a idéia de ganhar presentes melhores este ano. "Como minha mãe me deixou escolher um presente melhor, já pedi um carrinho de controle remoto", disse.

Previsão - As associações comerciais também estão otimistas para o Dia das Crianças, embora não estejam programadas campanhas coletivas. A queda na inadimplência, segundo o vice-presidente da Aciam (Associação Comercial e Industrial de Mauá), Marcos Soares, é um termômetro de que a data será boa. "As pessoas que conseguiram quitar suas dívidas e limpar o nome na praça voltaram a ter crédito para gastar no comércio. Sem dúvida, estes serão responsáveis pelo reaquecimento do movimento, que deve chegar a 10% acima do registrado em 2003."

Segundo a gerente-administrativa da Aciam, Edi Aparecida Banhara, as consultas ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) têm crescido nos últimos anos, um sinal de que apesar da falta de crédito, os brasileiros não deixam de comprar em datas comemorativas. Em outubro de 2002, 17.542 consultas foram realizadas em Mauá - destas, 5.351 ao telecheque. No mesmo mês do ano passado, a Aciam registrou 23.535 consultas - 13.522 ao telecheque.

O presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), Valter Moura, também aposta num crescimento mínimo de 10% nas vendas de brinquedos e presentes nos dias que antecedem o 12 de outubro na comparação com o volume de vendas do ano passado. "Não registramos bons resultados no balanço do comércio nos dois últimos anos. As lojas foram diretamente atingidas pela estagnação da economia e pelo temor do desemprego", analisou Moura.

Shoppings - Alguns shoppings da região, a exemplo do comércio em geral, programam eventos para a semana que antecede o Dia das Crianças, de olho no aumento da visitação. Em Santo André, o ABC Plaza reservou um espaço para que as crianças brinquem com o Bob Esponja, personagem de desenho da tevê. No Shopping ABC, a administração programa uma semana de diversão com a atores vestidos de Turma da Mônica.

O Mauá Plaza Shopping vai realizar uma oficina de desenho infantil a partir de segunda-feira até dia 12 de outubro. Vários postos de coleta também serão distribuídos pelo shopping a fim de arrecadar brinquedos que serão doados a intituições de caridade do município.

Em São Bernardo, o Shopping Metrópole também prepara um evento direcionado às crianças. Trata-se da Cozinha do Mickey, que irá ensinar as crianças a fazer seu próprio bombom. As atividades serão de 5 a 31 de outubro.

O Shopping São Caetano informou por meio da assessoria de imprensa que não irá realizar promoções ou eventos relacionados ao Dia das Crianças. Os demais shoppings da região não divulgaram se irão realizar atividades voltadas às crianças.




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