Palavra do Leitor Titulo
Quanto realmente custa abrir franquia

Não há dúvidas de que o franchising é o caminho mais seguro e promissor para aqueles que sonham ser proprietários de um negócio

Dgabc
18/03/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Não há dúvidas de que o franchising é o caminho mais seguro e promissor para aqueles que sonham ser proprietários de um negócio. Basta saber que a taxa de mortalidade entre franquias é de 15%, enquanto nos demais negócios é de 80%. A falta de planejamento financeiro certamente é um dos principais fatores a derrubar um empreendimento. Ao adquirir a franquia, muitos empreendedores analisam apenas os valores cobrados pela franqueadora, como a taxa de adesão ao negócio e os royalties.

Contudo, existe uma série de gastos iniciais que devem ser colocados na ponta do lápis antes da decisão de adesão ao negócio. Claro que esses gastos variam conforme o tipo de negócio, mas, de uma maneira geral, eles podem ser considerados os mais comuns: compra ou aluguel do ponto comercial; reforma do local e adequação da identidade visual padrão da franquia; compra de mobiliário, equipamentos, computadores e ferramentas; instalação de estrutura para computadores, internet, telefone, energia elétrica; custos com a abertura de empresa e com escritório de contabilidade; contratação de funcionários para equipe administrativa e de atendimento; investimento em divulgação e comunicação (publicidade, assessoria de imprensa, eventos, fachada, cartões, material promocional, uniformes); e reserva financeira de cerca de 25% do valor da franquia para capital de giro.

Esse capital é extremamente importante para manter o negócio até as vendas começarem a ter volume significativo. Porém, antes de colocar a mão no bolso, a ansiedade pode ser uma inimiga. O melhor é sempre direcionar a energia do entusiasmo para ações práticas, como o estudo minucioso da marca em questão e a projeção detalhada de custos. Além disso, é essencial buscar informações com quem já está no mercado. Outros franqueados da marca eleita poderão oferecer real visão do negócio e contar a experiência deles quanto ao retorno de investimento e principais dificuldades que enfrentará.

Com a consciência de quanto realmente custará o negócio e dos desafios que precisarão ser enfrentados, o êxito será prazerosa consequência.

David Pinto é empresário.


Palavra do leitor

Tribulações
Nestes dias turbulentos que vivemos, ninguém está a salvo das tribulações e pesares espirituais que afligem a humanidade. Quanto maior é a responsabilidade, mais graves são as dificuldades encontradas. Tendo o papa Bento XVI declarado a retirada do cargo, cabe a todos os cristãos, e não apenas aos católicos romanos, fazerem as suas orações para que o pontífice encontre paz, e que os fiéis da Igreja Católica Apostólica Romana estejam atentos para não repetir o que sucedeu quando Moisés esteve com o Senhor e retornou com os mandamentos, e mesmo quando Jesus foi orar no monte e os seus discípulos foram vencidos pelo sono. Está escrito que ‘os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão'. Como está escrito, ‘recomendo que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão em eminência'.
Roberto Brito
Santo André

Resposta
Em resposta à carta da munícipe Josefa Joseida dos Anjos Barbosa (Mercado, dia 10), a Prefeitura de São Bernardo esclarece que, dentro do programa de requalificação do Mercado Municipal Helio Masini, já foram contempladas desde 2009 várias ações de melhorias no espaço, entre elas, instalação de elevador de acessibilidade, nova praça de alimentação com ventiladores/vaporizadores de alta potência, novo restaurante, pintura interna, revitalização do jardim, colocação de travas e fechamento das telhas, entre outras ações. Em relação aos banheiros, informamos que a Prefeitura realizou edital de chamamento, que consistiu na permissão de uso do boxe 61, localizado no mezanino do Mercado Municipal, e que estabelece como contrapartida a reforma dos banheiros feminino e masculino. O vencedor do certame apresentou cronograma da reforma com início previsto para março.
Prefeitura de São Bernardo

Semasa
Não uso chapéu, porém, se usasse, o tiraria a este nosso Diário. O jornalista Bruno Coelho traz-nos, numa explícita linha do tempo do caso Semasa, 18 temas gravíssimos, onde existem substanciais atos e fatos que fazem-nos refletir (Política, dia 4). Afirmações feitas pelo ex-diretor de Gestão Ambiental Roberto Tokuzumi. Quando ele afirma que o ex-prefeito de Santo André Aidan Ravin deve ser responsabilizado pelo esquema de licenças ambientais e extorsão a fornecedores. E, como não bastasse, na mesma reportagem é citado que o superintendente adjunto Dovilio Ferrari Filho e o causídico Calixto Antônio Júnior foram mentores do esquema. Diante ao exposto, rogo à santa transparência protetora dos vitimados pelas urnas rogai por nós!
Cecél Garcia
Santo André

Multas
Estou indignado com tantos exageros dos setores públicos, que deveriam nos ter como cidadãos do bem, no Grande ABC, em relação às atitudes conosco. A impressão que nos passam é que somos transgressores contumazes daquilo que se chama de dignidade de vida e respeito. Exemplo é a já apelidada ‘indústria de multas'. Não que esteja pedindo que as mesmas acabem, mas que os exageros e as intolerâncias sejam observados por aqueles que, com bom-senso e responsabilidade, dirigem seus agentes fiscalizadores. O setor que mais movimenta a economia do Brasil, que é o transporte, está na casa dos 60%. E já afogados de tantos impostos, ainda precisamos nos vigiar em demasia para não sermos multados por atitude displicente e sem justiça em muitas das vezes.
Jamil José Martins
São Bernardo

Loja virtual
Estou indignada com a loja virtual da Ricardo Eletro. No dia 1º de fevereiro, fizemos compra, conforme consta no pedido número 10699112, e até o presente momento não recebemos a mercadoria completa. Já falamos com diversos atendentes, e ninguém resolve, nessa empresa que dizem ‘ter nome'. Será? Eu já não acredito mais. Entrei no site para comprar o produto que necessito, e agora ligo e fico 30 minutos ou mais na linha. Quando vou falar o problema, simplesmente os atendentes desligam na minha cara. Absurdo! Mas, não se preocupem, estou enviando essa mensagem e espero que mais de 140 milhões de brasileiros a vejam, para que fiquem cientes da forma como essa empresa trata seus clientes. Espero pelo menos que tenham a sensibilidade de resolver o meu caso e que nunca mais façam promoções sem ter a mercadoria no depósito.
Sheila Cristina Souza Jaques
São Bernardo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;