Economia Titulo
GM vai cancelar folgas de fim de ano na produção em S.Caetano
Eric Fujita
Do Diário do Grande ABC
18/11/2005 | 08:30
Compartilhar notícia


Em uma tentativa de acelerar ainda mais a fabricação do novo Vectra, a General Motors deixará de conceder as tradicionais férias coletivas de fim de ano aos funcionários da produção na fábrica de São Caetano. A medida visa a reduzir o tempo de espera dos clientes. Nas concessionárias, o consumidor leva até três meses para receber o veículo.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano (vinculado à Força Sindical), apenas os empregados do setor administrativo da unidade serão contemplados com a folga de fim de ano. A General Motors confirmou as férias apenas para empregados administrativos, e informou que o período será entre 23 de dezembro e 8 de janeiro.

No entanto, a montadora não confirmou a suspensão das atividades na produção no fim de ano. A General Motors conta hoje com 8,9 mil funcionários na fábrica do Grande ABC. Além do novo Vectra, também são fabricados o Astra, o Corsa e o Classic (antigo Corsa Sedã).

A manutenção das operações na linha de produção mostra, na prática, que as medidas anteriores aplicadas na fábrica não foram suficientes para atender à demanda do mercado. Antes do seu lançamento, em outubro, a montadora havia vendido mais de cinco mil unidades do modelo no período de pré-venda.

Para atender a esse volume expressivo, a empresa retomou em outubro a jornada de 45 horas semanais na fábrica, no âmbito do planejamento da companhia para alcançar a produção mensal de 4 mil carros do modelo até dezembro. Como a medida foi insuficiente, a GM fez a convocação extra dos funcionários para trabalharem três sábados de novembro – dias 5, 19 [neste sábado] e 26 deste mês.

“Isso mostra que a produção está em alta e a empresa vem acumulando bons resultados”, disse o presidente do sindicato, Aparecido Inácio da Silva, o Cidão. Ele afirmou ainda que a entidade tenta negociar duas folgas no fim de ano para o pessoal da produção, nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro de 2006.

O gerente de Vendas da Viamar – concessionária em São Bernardo –, Mauro Cogo Demenis, disse que o período de espera pelo novo Vectra está muito acima do normal, se comparado com outros modelos. Os demais veículos levam, em média, 15 dias para serem entregues, contra três meses do novo Vectra.

“Isso também acontece porque não existem muitas opções para esse segmento no mercado. Além disso, a pré-venda feita pela montadora também contribuiu para essa falta”, destacou.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;