Economia Titulo
Concentração no setor de saúde já preocupa o Cade
26/09/2010 | 07:09
Compartilhar notícia


A concentração cada vez mais evidente de empresas na área de saúde acendeu uma luz amarela no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). O assunto foi debatido entre os conselheiros na semana passada depois que dois atos de concentração passaram por julgamento. Apesar de terem aprovado as operações, alguns conselheiros mostraram-se preocupados com a celeridade da modificação da estrutura do setor.

"Precisamos dar mais atenção a esse processo de consolidação. Não temos ainda preocupação muito grande, mas vejo o processo como muito rápido e, em breve, teremos confronto", previu o conselheiro Ricardo Ruiz.

O Cade aprovou a compra de 100% do capital social das sociedades do Grupo Amesp pela Medial Saúde e pelo Hospital Alvorada Taguatinga (DF). As empresas atuam na comercialização de planos de assistência à Saúde e na prestação de serviços médico-hospitalares.

Também deram aval para a aquisição, pela Amico, da totalidade das cotas da Life System Assistência Médica, Emed Serviços Médicos Hospitalares, Hospital Metropolitano e Life System Serviços Médicos Ambulatoriais e Diagnósticos. Apesar terem aprovado os negócios, os conselheiros votaram pela criação de cláusula de não concorrência com duração de cinco anos e que está limitada aos municípios em que a empresa comprada atua.

Essa cláusula evita que a empresa vendedora dos ativos - e que, portanto, possui conhecimento do setor, bem como tem acesso aos fornecedores e consumidores -, reinicie suas atividades no ramo, passando a concorrer com a compradora.

O relator dos dois casos aprovados, conselheiro Carlos Ragazzo, salientou ser importante identificar o padrão de concorrência dos planos de Saúde para o futuro. Além disso, comentou sobre a necessidade de se saber como isso poderá impactar a entrada de empresas que queiram atuar nessa área. Ele argumentou que é preciso aprofundar o conhecimento de todo o setor - do plano de Saúde à farmácia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;