Economia Titulo
Metalúrgicos terão Lula no 5º congresso local da categoria
Por Frederico Rebello Nehme
Do Diário do Grande ABC
02/10/2005 | 08:02
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta segunda-feira da abertura de um congresso no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (filiado à CUT), em São Bernardo. Será a segunda visita de Lula à sede do sindicato depois de assumir a Presidência da República.

O quinto congresso da categoria é realizado de três em três anos e tem como tema "O Metalúrgico do ABC: Unindo Região e Nação". O evento tem foco na atuação regional dos trabalhadores e do sindicato e fará um balanço do último mandato da diretoria executiva do sindicato, reeleita este ano.

Os organizadores do congresso não esperam manifestações de grande porte devido à presença do presidente em São Bernardo. É a primeira vez que Lula volta ao seu sindicato de origem depois do início da crise política.

O congresso dos metalúrgicos ainda contará com a presença de Paul Singer, secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho, no próximo dia 15, e da filósofa Marilena Chauí, no dia 4 de novembro.

As atividades vão até o dia 20 de novembro, e contam com oficinas temáticas que abordarão assuntos como política industrial, reforma sindical e ética na política.

Os trabalhadores poderão eleger delegados para participar das oficinas, segundo o secretário-geral do sindicato, Rafael Marques. "Esse é um congresso aberto para todos os trabalhadores da categoria. A idéia é que aconteçam reuniões nas fábricas para que os temas propostos sejam discutidos e que, de cada reunião, sejam escolhidos representantes para acompanhar as atividades no sindicato."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;