Setecidades Titulo
S.Bernardo quer reduzir acidentes com moto
Por Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
23/09/2005 | 08:25
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Bernardo quer reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas. Hoje, o Departamento de Trânsito da cidade não tem estatísticas concretas sobre o volume de casos, mas acredita que cheguem a 20% do total de colisões registradas no município. Em 2000, São Bernardo teve 11.471 acidentes de trânsito. Pela estimativa da Prefeitura, os casos envolvendo motos podem ter chegado a 294.

Para tentar brecar essa estatística, a Juventude Cidadã – entidade vinculada a administração municipal – quer fazer bloqueios em cruzamentos da cidade para dar dicas de segurança aos motociclistas. O primeiro deles ocorreu quinta-feira, na esquina entre as avenidas Faria Lima e Maurício Caetano de Castro, no Centro de São Bernardo, e contou com a ajuda de voluntários do Juventude Cidadã e da Abram (Associação Brasileira de Motociclistas).

Das 9h às 16h, o grupo orientou cerca de 800 motociclistas. "Queremos mostrar a eles que todos somos pedestres. Não só os motociclistas, mas também quem dirige um carro ou anda a pé pelas ruas tem de ter consciência do trânsito e respeitar as regras para evitar acidentes", afirma Florindo Franco, consultor de transportes urbanos da Prefeitura de São Bernardo. No evento, motociclistas relataram as suas histórias de acidentes.

"Já cansei de levar tombo. É o óleo na pista, a fechada do carro. É fácil de cair", afirma o motoboy Ulisses Andreazi, 34 anos, 13 deles na profissão. E a pressa no trânsito, exigida pela profissão, cria ainda mais condições para os acidentes. "Ontem (quarta-feira) mesmo trabalhei 17h", diz Andreazzi. O evento de quinta-feira fez parte das atividades da semana do trânsito. Agora, a intenção do município é transformá-lo em atividade fixa.

Em princípio, a proposta é fazer o pedágio a cada dois meses. Depois de consolidado, o projeto passará a ser mensal, segundo José Luiz do Prado, coordenador de ações para Juventude de São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;