Internacional Titulo
Navio-tanque afunda com 6 mil toneladas de produtos químicos
Do Diário do Grande ABC
31/10/2000 | 08:35
Compartilhar notícia


O navio-tanque italiano ``Ievoli Sun', que transportava produtos químicos, afundou esta terça-feira de manha no Canal da Mancha, a 19 km da ilha anglo-normanda de Aurigny (Gra-Bretanha), anunciaram as autoridades marítimas de Cherburgo (Noroeste).

O navio, que tinha começado a ser rebocado segunda-feira, ``afundou nesta terça-feira às 9h locais a noroeste da ilha de Aurigny', informou o comunicado da prefeitura marítima da Mancha e do Mar do Norte.

A embarcaçao contém 6.000 toneladas de produtos químicos, entre eles 4.000 toneladas de estireno, um produto ``nao solúvel na água, muito tóxico, corrosivo e inflamável', havia informado segunda-feira a prefeitura marítima em Brest.

Parte do carregamento já deve ter vazado para o mar, afirmou a organizaçao ecológica Greenpeace em um comunicado.

A embarcaçao, que estava em dificuldades devido a um acidente provocado por uma tempestade perto da ilha francesa de Batz, era rebocada para o porto de Le Havre ou Cherburgo, quando afundou. As autoridades ainda nao tinham escolhido o local de seu destino quando aconteceu o naufrágio.

Os 14 tripulantes - 12 italianos e dois espanhóis - tinham sido retirados segunda-feira de manha. O ``Ievoli Sun', construído recentemente (1989), recebeu a carga em Fawley (Gra-Bretanha) e se dirigia a Berre (Sul da França).

O armador italiano Marvani, proprietário do navio-tanque ``Ievoli Sun', estimou segunda-feira que nao havia ``perigo de naufrágio iminente, nem de contaminaçao'.

A empresa italiana encarregada do controle do ``Ievoli Sun' é o Registro Italiano Naval (Rina), a mesma empresa responsável pelo controle do petroleiro ``Erika', que provocou uma gigantesca maré negra na Bretanha (Oeste da França) em dezembro do ano passado.

As associaçoes contra as marés negras criadas na Bretanha depois do referido acidente disseram que estao consternadas com o naufrágio deste navio-tanque. ``Esta catástrofe aponta diretamente para a empresa de classificaçao Rina, encarregada do controle do navio', assinalaram.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;