Setecidades Titulo Cemitério
Comissão de vereadores pedirá mais segurança

Líderes da Federação de Umbanda de Diadema denunciam problemas no local

Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
24/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Na sessão da Câmara de Diadema realizada ontem, foi criada comissão especial para apurar as condições de segurança do Cemitério Municipal da cidade. O grupo de parlamentares vai definir na próxima sessão a data para a primeira reunião.

São integrantes da comissão os vereadores José Dourado (PSDB), Milton Capel (PV), Reinaldo Meira (PR) e Josa Queiroz (PT). Os representantes da Federação de Umbanda e de Cultos Afro-brasileiros de Diadema também irão participar das reuniões.

O presidente da federação, Cassio Lopes Ribeiro, usou a tribuna para falar durante a sessão, que também contou com a presença de religiosos da umbanda. “Ressaltamos que a nossa religião nada tem a ver com a violação dos túmulos e repudiamos esses atos. Também aproveitamos a repercussão da matéria veiculada pelo Diário para chamar a atenção para a segurança do cemitério, já que muitos de nós fomos assaltados no local”, disse.

A necrópole conta com um local reservado para que os praticantes façam as suas oferendas, o Ilê de Omolu e Yansã. Aviso na portaria orienta que os umbandistas devem pedir a chave para que o porteiro abra o espaço.

Mesmo assim, Ribeiro afirmou que é necessário mais investimento em segurança. “O cemitério está muito malcuidado e chegamos a encontrar pessoas fumando maconha lá dentro. Precisa de um controle mais rígido para a entrada e saída do Ilê, como pegar o documento da pessoa e devolver na saída, por exemplo”, sugeriu.

Conforme o vereador José Dourado, as ocorrências de violação de túmulos também farão parte da pauta. “Ainda não foi determinada a data da reunião, mas será feita o mais rápido possível. Precisamos acompanhar essa situação para ter certeza de que ela não se repita e também descobrir quem está fazendo essa maldade que é violar os túmulos”, disse.

De acordo com a explicação de Josa Queiroz, a comissão vai ser responsável por acompanhar todas as investigações. “A partir das apurações em relação à infraestrutura, vamos fiscalizar e verificar o que realmente pode ser feito. Considero que é um trabalho de suma importância, principalmente por causa da gravidade dos últimos fatos”, citou, em referência ao caixão de um natimorto retirado do túmulo no domingo e reencontrado na segunda-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;