Memória Titulo Memória
Uma rainha

As autoridades brasileiras e estrangeiras, à vista dos produtos apresentados...

Por Ademir Medici
02/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


“As autoridades brasileiras e estrangeiras, à vista dos produtos apresentados, não regatearam elogios à capacidade do trabalhador brasileiro que, em apenas seis anos, conseguiu comparar a indústria automobilística nacional às mais adiantadas do mundo.”

Família Volkswagen, ano I, nº 2, dezembro de 1962, noticiando a realização do 2º Salão do Automóvel, no Ibirapuera, em São Paulo.

Para os editores da Família Volkswagen, a realização do 2º Salão do Automóvel não foi mais importante que o feito da colega Ângela Vertematti, eleita em 17-11-1962 a Rainha das Indústrias de São Bernardo.

Filha da cidade, descendente de imigrantes pioneiros que chegaram a São Bernardo no final do século 19, Ângela foi capa da revista, em foto tirada no dia da sua aclamação, durante baile no salão do Odeon Clube, Centro da cidade.

À festa compareceram as mais altas autoridades municipais, como o prefeito Lauro Gomes, e dirigentes da Volkswagen. Foram 16 jovens concorrentes, numa promoção das senhoras rotarianas em benefício do Natal das Crianças Pobres e Desamparadas e dos Presidiários.

Ângela trabalhava na Cooperativa da Volkswagen. Conseguiu 501 mil votos. Foi a maior contribuinte da arrecadação total do concurso, que se elevou a 1,5 milhão de cruzeiros. Contou, a representante da VW, com o apoio de colegas de trabalho.

Amanhã na 5ª Semana São Bernardo

Uma assistente social na Volkswagen

Diário há 30 anos

Terça-feira, 2 de outubro de 1984 – ano 27, nº 5337

Manchete – Justiça concede Cr$ 650 milhões de ICM à região

Santo André – Derrubados e queimados três barracos na Vila Palmares.

Voleibol – Zagreb, Iugoslávia (Luis Carlos Sperandio, enviado especial) – Pirelli de Santo André vence torneio: 3 a 0 frente o Mladost Monter, na final.

Futebol – Pelo Campeonato Paulista, domingo, em Taquaritinga: Taquaritinga 2, Santo André 2.

Em 2 de outubro de...

1859 – Fundada a Sociedade Portuguesa de Beneficência.

1869 – Mahatma Gandhi nasce na Índia. Libertador do seu país.

1914 – A guerra. Manchete do Estadão: Portugal envia uma divisão do Exército para combater com os Aliados.

1974 – Pelé joga pela última vez com a camisa do Santos Futebol Clube. A partida foi contra a Ponte Preta, na Vila Belmiro.

Santos do dia

“Os anjos — escreve Jacques Bossuet, teólogo francês (1627-1704) - oferecem a Deus as nossas esmolas, recolhem até nossos desejos, fazem valer diante de Deus também nossos pensamentos. Sejamos felizes por ter amigos assim pressurosos, intercessores fiéis, intérpretes caridosos.”

- Custódio

- Domingos Spadafora

- Leodegário

- E os santos de uma família japonesa: Yakichi.

Hoje

- Dia do Repórter Fotográfico

- Dia do Prefeito

- Dia do Notário (escrivão público)

- Dia do Anjo da Guarda

Município Paulista

Cruzeiro. Recebeu este nome em 2-10-1901, mas foi elevado a município em 1871, quando se separa de Lorena com o nome Conceição do Cruzeiro.

Capital Brasileira

Hoje é o aniversário de Porto Velho, em Rondônia.

Município Brasileiro

Campanha (MG). Fundação: 2-10-1737; aniversário: 2 de outubro

São Bernardo, alerta

Pararam as invasões, depredações, furtos e roubos no mais antigo cemitério do Grande ABC, o Cemitério-Museu de Vila Euclides. A GCM (Guarda Civil Municipal) redobrou a segurança. Mas, ultimamente, os guardas apenas atuam no período noturno, eliminando-se as rondas diárias, o que é sempre um risco.

Senhoras de idade temem percorrer sozinhas o Cemitério de Vila Euclides.

Os guardas não atuam mais no horário normal de expediente – das 8h às 17h. Os guardas da noite costumam chegar apenas às 19h, quando chegam. Ou seja, das 17h às 19h o cemitério fica entregue à sua sorte.

O risco é sério, a exemplo do que ocorre no Cemitério da Consolação, em São Paulo.

São duas portarias, a principal voltada para a Avenida Redenção e a segunda junto ao Velório Municipal. Manter um vigilante em cada portaria, ao menos, 24 horas por dia, é o mínimo que se exige para preservar este verdadeiro patrimônio histórico de São Bernardo e Grande ABC. E também para garantir a segurança dos visitantes.

Acompanhemos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;