D+ Titulo Enem 2011
Começa a quarentena para a prova
Por Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
11/09/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Prepare-se, pois faltam 40 dias para o Enem, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro. Você pode aproveitar a reta final para dar atenção especial ao corpo e à mente, principalmente porque o exame tem como característica ser prova de resistência. São 90 questões por dia, e no segundo ainda tem redação. Assim, não adianta só estar por dentro do conteúdo.

A maioria começa a cansar perto da questão de número 65, segundo Mateus Prado, educador e colunista do Diário. Portanto, estar bem física e psicologicamente pode melhorar o rendimento em até 15%. E isso pode ser determinante na hora de disputar vaga em uma universidade pública. "Além da rotina de estudo, precisa ter rotina física. Caminhar pelo menos uma hora por dia já ajuda", diz o especialista.

Para complicar, o controle do tempo durante a prova é difícil. Relógio de pulso é proibido e nem toda sala tem na parede. São 270 minutos para resolver 90 questões; média de três minutos por pergunta. No entanto, é preciso reservar alguns minutos para passar as respostas para o gabarito. A dica é não perder muito tempo nas questões que não sabe; deixa-as para o fim. Resolva primeiro as que acha mais fácil.

Os sabatistas - como os adventistas, que por motivo religioso guardam do entardecer de sexta ao pôr do sol de sábado - precisam ainda mais de resistência. O Ministério da Educação permite que iniciem a prova a partir das 19h. Entretanto, têm de chegar ao local do exame na mesma hora que os demais, às 13h (eles têm de esperar seis horas). No dia seguinte, fazem a prova todos juntos.

Quem está no 3º ano passa por uma das fases mais intensas. A pressão é maior para escolher a carreira, entrar na universidade e dar conta dos estudos; por isso, cuidado para não surtar. Há casos em que se desenvolve ansiedade patológica e depressão, segundo o psicólogo Fernando Elias José, especialista na preparação para provas. "Há quem trave e não consiga tocar a prova mesmo estando bem preparado tecnicamente. Quanto mais se conhecer, mais fácil será lidar com a situação."

 

Disciplina para atletas ajuda - Larissa Zampieri, 17 anos, já está superacostumada com pressão e cansaço. Nadadora do São Caetano, treina quatro horas por dia, no mínimo seis vezes por semana. Às vezes, a maratona na piscina começa às 5h. O esforço está valendo a pena: em junho, foi vice no campeonato brasileiro e em agosto integrou a seleção paulista.

Aluna do 3º ano do Ensino Médio no colégio Etip, em Santo André, pretende usar a nota do Enem para entrar no curso de Nutrição. Por causa do esporte, Larissa sabe a importância de dormir bem, descansar, comer direito e cuidar da mente. E tem certeza de que tudo isso a ajudará na hora do exame.

Os horários apertados a obrigam a ter disciplina na rotina de estudos. "No esporte que faço, tenho de lidar com o cansaço o tempo todo. Você fica no limite. Em dia de competição e prova, o que pesa é o psicológico.Precisa estar preparado."

 

Não deixe de se cuidar - Nos próximos 40 dias, cuide da alimentação. Diminua a gordura, coma verduras, frutas e legumes e beba mais água. Durma pelo menos oito horas por noite e se exercite com frequência. Já na hora da prova, respire fundo se bater o desespero. Dê uma pausa e tente se esforçar para ficar tranquilo novamente. Peça para ir ao banheiro ou beber água, isso pode ajudá-lo a se recompor. Quem se preparou com antecedência não tem o que temer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;