Política Titulo 74% de tranparência
Brasil é 8º país mais transparente na divulgação de gasto público
Por
03/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O Brasil está na oitava posição do ranking de países de maior transparência na administração dos gastos públicos, de acordo com relatório divulgado pelo IBP (International Budget Partnership), instituto americano responsável por analisar e monitorar a transparência de governos na divulgação de seus gastos.

 Em estudo realizado com 80 países durante o ano passado, o relatório aponta que cerca de 80% deles não prestam contas de seus gastos.

 Para medir a diferença no grau de transparência entre os países, o instituto criou o Open Budget Index, que vai de 0 a 100%. No ranking da IBP, o governo federal brasileiro atingiu 74%, ficando à frente da Alemanha (64%), Índia (60%) e Rússia (68%).

 O relatório aponta que os dados fornecidos aos brasileiros quanto aos gastos públicos são "satisfatórios", elogiando o compromisso do País em divulgar seus dados e a possibilidade da população de acompanhar os gastos e planos anuais de governo. No entanto, o IBP indica que o País tem "certa dificuldade em monitorar os seus gastos" e só os publica uma vez por ano, uma vez que o ideal seria publicá-los a cada semestre.

 Os países que apresentaram informações insuficientes, segundo o ranking, foram Sudão (0), Arábia Saudita (1%), Argélia (1%), República Democrática do Congo (2%) e São Tomé e Príncipe (2%). Alguns países foram classificados como altamente transparentes e disponibilizam grande quantidade de dados para a população, como Reino Unido (88%), África do Sul (87%), França (87%), Nova Zelândia (86%) e EUA (82%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;