Cultura & Lazer Titulo
Cenas de 2008 em revisão

FotoContexto abre nesta segunda-feira em São Paulo com grandes momentos do fotojornalismo

Ângela Corrêa
Do Diário OnLine
02/02/2009 | 07:02
Compartilhar notícia


Cenas cotidianas de grande valor estético mas que costumam passar despercebidas ao olhar comum ou fatos que impressionaram a opinião pública no ano passado podem ser conferidas a partir das 19h de hoje na exposição FotoContexto 2008 - 4ª Mostra Anual de Fotojornalismo, em cartaz no Espaço Cultural Conjunto Nacional, em São Paulo. Promovida pela ARFOC-SP (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo), a mostra tem 82 imagens captadas por 62 fotojornalista, incluindo três profissionais do Diário. A mostra, com painéis de tamanho 40 cm x 60 cm, vai até o dia 20 e tem entrada franca.

De Tiago Silva, que participa pela primeira vez da exposição, foram selecionadas três imagens captadas em outubro, durante o sequestro e assassinato de Eloa Pimentel, em Santo André, que causou comoção em todo o País. As fotos foram unidas em montagem que resume o drama da adolescente, mantida em cárcere privado pelo ex-namorado por mais de 100 horas. A sequência mostra a garota pedindo calma aos familiares, o socorro à melhor amiga Nayara Rodrigues e finalmente a prisão do ex-namorado, Lindemberg Alves.

Nário Barbosa potencializou com seu zoom a explosão de cores durante uma invasão à Bienal, em novembro último. Ao contrário das manifestações que resultaram em pichações ao prédio pouco antes da abertura do evento, a invasão era uma performance comandada pelo coreógrafo Ivaldo Bertazzo. Com a pele coberta por tinta e carregando instrumentos desenvolvidos pelo multi-instrumentista e luthier andreense Fernando Sardo, um exército de pessoas adentrou o prédio fazendo muito barulho.

Ricardo Trida valorizou a atuação de outro andreense na imagem que estampa o seu painel. Durante a cobertura do último XGames, realizado em São Paulo em abril do ano passado, o repórter fotográfico flagrou uma manobra do skatista Sandro Dias. Tendo a arquibancada ao fundo, Mineirinho parece voar à frente do público.

Entre as imagens há detalhes da cobertura dos últimos Jogos Olímpicos, em Pequim e outras cenas esportivas, as enchentes em Santa Catarina, flagrantes policiais e políticos.

Exposição FotoContexto 2008. Até dia 20. Segunda a sexta, das 7h às 21h. Sábados e domingos, das 10h às 21h. No Espaço Cultural Conjunto Nacional - Avenida Paulista, 2.073. Informações: 3257-3991. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;