Diarinho Titulo Copa do Mundo
Prepare-se porque a Copa está chegando!
Por Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
16/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Faltam 116 dias para o início da Copa do Mundo no Brasil. E para deixar os torcedores por dentro das 32 seleções que estarão na competição, o Diarinho preparou algo especial. A cada semana você aprenderá detalhes e curiosidades sobre dois países e seus times. Dá até para colecionar!

Para começar, Brasil e Croácia. Integrantes do Grupo A, farão a abertura da competição no dia 12 de junho, às 17h, na Arena Corinthians, em Itaquera. Em 2006, ambos também realizaram o primeiro jogo do Grupo F na Copa da Alemanha. Os brasileiros venceram por 1 a 0.

Comandada pelo técnico Luiz Felipe Scolari, a Seleção canarinho é a única pentacampeã e a atuar em todas as edições do Mundial. Foi a melhor em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Pela tradição e por jogar em casa, é considerada uma das favoritas.

Neymar já é apontado como o principal craque do time. Devem se destacar ainda os zagueiros David Luiz (que nasceu em Diadema) e Thiago Silva.

Esta é a quarta Copa da Croácia (não esteve na África do Sul, em 2010). Para o Mundial no Brasil, garantiu vaga na repescagem contra a Islândia.

Dirigida por Niko Kovac, a seleção espera passar da primeira fase e fazer boa campanha. E não é impossível. Na sua estreia em Copas, na França, em 1998, ficou com a terceira posição, derrotando as gigantes Alemanha e Holanda.

As estrelas do time são o atacante Mario Mandzukic, o meia Luka Modric e o capitão Darijo Srna. O time tem um brasileiro naturalizado croata: Eduardo da Silva.


Saiba mais sobre os países

Brasil

Nome oficial: República Federativa do Brasil.
Capital: Brasília.
Localização: América do Sul; banhado pelo Oceano Atlântico, faz fronteira com Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.
Área: 8.514.205 km².
População: 190,7 milhões de habitantes.
Relevo, clima e vegetação: O território é formado por planaltos, planícies e depressões. O clima varia de acordo com a região, vai de quente e úmido no Norte a frio e seco no Sul. Há muitos biomas: Mata Atlântica, Floresta Amazônica, caatinga, campos, cerrado, pantanal e outros.
Idioma oficial: Português.
Moeda: Real.
Esporte popular: Futebol.
Governo: República presidencialista. A presidente é Dilma Rousseff.
Economia: É baseada na agricultura, pecuária, indústria siderúrgica, petrolífera, têxtil, de produtos químicos, aviões e automóveis. Extrativismo, turismo, comércio e serviços também são áreas de destaque.
Curiosidades: O Brasil nasceu oficialmente em 1500, com a chegada dos portugueses. Em 1822, ganhou a independência; deixou de ser colônia e virou Império. Já em 1889, foi proclamada a República. A cultura tem influência dos índios, africanos e europeus.


Croácia

Nome oficial: República da Croácia.
Capital: Zagreb.
Localização: Europa; está à beira do Mar Adriático e faz fronteira com Eslovênia, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Montenegro e Hungria.
Área: 56.594 km².
População: 4,2 milhões de habitantes.
Relevo, clima e vegetação: O país tem cerca de 1.180 ilhas. O território tem colinas, planícies e montanhas. O clima varia do quente ao frio nas áreas altas. Há florestas com pinheiros, carvalhos, oliveiras e laranjeiras.
Idioma oficial: Croata.
Moeda: Kuna.
Esporte popular: Futebol.
Governo: República parlamentarista. O presidente é Ivo Josipovic e o primeiro-ministro, Zoran Milanovic.
Economia: Indústrias de alimentos, bebidas, tabaco, transportes e construção. Serviços, agricultura, pesca, comunicações, turismo e comércio também são setores importantes.
Curiosidades: A região em que hoje está o país começou a receber tribos croatas no século 7. Em 1918, a Croácia, Sérvia e Eslovênia formaram reino que, a partir de 1929, foi chamado de Iugoslávia. A Croácia se tornou independente em 1991. Em julho de 2013, o país passou a integrar a União Europeia.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;