Economia Titulo
Agendamento do INSS pode ser feito sem visita à agência
Por Natália Lima
Do Diário do Grande ABC
14/08/2007 | 07:12
Compartilhar notícia


Antes de se deslocar até uma agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), os segurados podem utilizar alguns serviços do instituto sem sair de casa, pela Internet ou por telefone (por meio do 135).

As opções oferecidas variam desde o agendamento do dia e da hora para ser atendido até o requerimento de perícia médica inicial, prorrogação ou reconsideração da concessão do auxílio-doença e mesmo aposentadorias.

Criado com o intuito de acabar com as longas filas que enfeitavam muitas agências da Previdência, o teleatendimento da central 135 funciona desde junho de 2006, e atualmente atende 24 horas.

Custos - A ligação é gratuita quando feita de um telefone fixo. De aparelho celular é cobrada uma tarifa local. Uma gravação informa aos segurados as opções de números (de um até cinco), que deverá ser digitado. Cada um corresponde a um serviço do INSS.

O segurado também pode utilizar a internet (www.previdencia.gov.br), para requerer benefícios como salário-maternidade, pensão por morte e o auxílio-doença. No item serviços é possível fazer pedidos de prorrogação ou de reconsideração do auxílio-doença; atualização de endereço; informações sobre o andamento de processos; simulação de contagem de tempo de contribuição; certidões e extratos e cadastramento de acidentes de trabalho.

Para obter informações sobre arrecadação previdenciária e fazer sugestões, críticas e elogios é disponibilizado o 0800-7280191. Denúncias de suspeitas de fraudes ou irregularidades pelo 0800-7070477.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;