Memória Titulo
O reencontro de dois cursilhistas

"São tantas as minhas lembranças, e lembranças de lembranças de lembranças, que já não sei em qual camada da memória...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
04/02/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


"São tantas as minhas lembranças, e lembranças de lembranças de lembranças, que já não sei em qual camada da memória eu estava agora".

Chico Buarque, Leite derramado (romance publicado pela Companhia das Letras, 2009), p. 138-139.

* * *

Hoje (29 de janeiro) tive a honra de estar na cidade em que nasci, Santo André, e não poderia deixar de comprar o Diário e ler a página Memória com a citação da biografia do prefeito Mauricio Soares.

Conheci Mauricio antes que ele ingressasse na política partidária. À época, ele era coordenador do movimento de cursilho de Santo André. Tenho o livro dele, A emoção de governar, onde informa que nasceu em Abaeté (MG). Acredito que Mauricio Soares não tenha nem ideia de que existo.

O passado não volta, mas nos lembramos de muitos fatos acontecidos que nos dão saudades.

JOSÉ CARLOS COSTA, de São José dos Campos

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 3 de fevereiro de 1980

TRABALHO - Campanha do governo do Estado busca diminuir acidentes nas fábricas.

IMPRENSA - Modelo da coluna Negativo, do Diário, que aponta problemas urbanos no Grande ABC, faz escola e é adotada por outros jornais, como o Jornal de Hoje, fundado há um ano em Campinas.

SÃO CAETANO - Oscar Garbelotto eleito presidente do Conselho Deliberativo do São Caetano EC.

FUTEBOL - Começa a decisão no Morumbi do Campeonato Paulista de 1979: Corinthians e Ponte Preta fazem o primeiro jogo da decisão.

PRIMEIRO PLANO (Eduardo Camargo) - Co-gestão e participação nos lucros.

CRÔNICA - "Arre! Que o Brasil consegue se livrar de mais um mito!. Jornalista Fausto Polesi, com o pseudônimo de Roterdan Cravo, ao comentar a vinda de Frank Sinatra ao Brasil.

CRÔNICA 2 - "Na praia o homem descobre que é tempo de evolução e se transforma em borboleta" (Guido Fidelis).

EM 4 DE FEVEREIRO DE...

1910 - Rodolfo Jacob Mayer nasce em São Paulo: ator e diretor, pioneiro nas novelas do rádio.

1960 - Prefeito Lauro Gomes, de São Bernardo, anuncia a desapropriação do Estádio Ítalo Setti, na Rua Marechal Deodoro, para construção no local do Paço Municipal. O projeto não prosperou.

1970 - Anselmo Duarte assina contrato com a Companhia Cinematográfica Vera Cruz, de São Bernardo, para dirigir o filme "Um certo capitão Rodrigo", baseado na obra de Érico Veríssimo.

1975 - Inaugurado o Incor (Instituto do Coração), em São Paulo.

1980 - Prefeitura de Santo André aprova o loteamento Jardim Itapoan, no Segundo Subdistrito de Utinga.

SANTOS DO DIA

Joana de Valois, João de Brito, José de Leonissa e Gilberto ou Remberto.

João de Brito (Lisboa, Portugal 1647 - Malabar, Índia 1693). Ingressou na Companhia de Jesus e foi enviado como missionário à Índia. Atuou muitos anos, mas sofreu o martírio. Seu pai, Salvador Pereira de Brito, foi governador-geral do Brasil, nomeado pelo rei Dom João IV.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;